Desporto

Atletas do Petro dominam provincial de corta-mato

Teresa Luís

Pedro Kazu, do Progresso Sambizanga, e Esperança Afonso, do Petro de Luanda, venceram ontem a segunda jornada do Campeonato Provincial de corta-mato, com os registos de 22 minutos e 29 segundos e 37 min e 28 seg, respectivamente, numa distância de seis quilómetros e 200 metros.

Pedro Kazu do Progresso venceu em seniores masculinos
Fotografia: Mota Ambrósio| Edições Novembro

A prova, disputada no campo adjacente ao Pavilhão Multiusos do Kilamba, contou com a participação de 58 atletas, em ambos os sexos. Faustino João (Petro) e Domingas António (Interclube) triunfaram na categoria de juniores, com os tempos 16' 2'' e 19' 52'', num total de quatro quilómetros e 200 metros.
Em juvenis, a vitória coube a Evaristo Sapalo (Interclube), (6' 43'') e Maria Cristóvão (Petro), (9'18''), num percurso de dois mil e 200 metros. Maria Pereira e Rúben Zola (Petro) brilharam no escalão de infantis, com os registos 2'51' e 2'49'' em mil e 200 metros.
Na categoria de iniciados subiram ao pódio os atletas Arlindo Sebastião (Petro) e Luísa António (Interclube), num total de mil e 800 metros. A terceira jornada do provincial de corta-mato está agendada para 23 do corrente, no mesmo recinto.
Segundo o secretário-geral da Associação Provincial de Atletismo, Pascoal Chitumba, o campeonato serve de antecâmara para o nacional.
"A nossa meta é dotar os atletas de rodagem competitiva, antes da prova maior marcada para Abril, na província da Huíla. Por outro lado, é importante que se apresentem ao melhor nível. Felizmente, tivemos um bom número de participantes, mas lamentamos a ausência da equipa do 1º de Agosto", disse.

Tempo

Multimédia