Desporto

Atletas abraçam causa solidária em rol das crianças

Armindo Pereira

Milton Barros, basquetebolista do ASA, reúne hoje, às 9h00, na quadra do Ferroviário de Luanda, várias figuras ligadas ao desporto, cultura e sociedade civil, para um evento desportivo, denominado “Gincana Desportiva Solidária”.

Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

A actividade vai reunir o melhor do basquetebol, num jogo disputado entre as equipas dos  “Amigos de Olímpio Cipriano”e Amigos de Gerson Lukeny”.
No andebol, uma partida entre duas formações, capitaneadas pelas antigas internacionais angolanas  Odeth Tavares e Elzira Tavares, respectivamente.
Elas vão juntar nas suas equipas várias figuras do andebol feminino ainda
no activo, bem como algumas veteranas, que abandonaram as quadras há alguns anos, como é o caso de Palmira Barbosa, só para citar este exemplo. 
Em declarações ao Jornal de Angola, Milton Barros, mentor da iniciativa,
disse que a ideia surgiu ao constatar as necessidades por que passam as crianças internadas no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda.
“Fiz uma visita a titulo particular e as condições que constatei não são das melhores. Isso mexeu comigo. Falei com amigos
e decidimos fazer esta Gincana Desportiva Solidária, para que possamos ajudar os mais necessitados”, referiu.
As pessoas devem
levar desde alimentos
não perecíveis a medicamentos, roupas e brinquedos. Os donativos podem ser entregues hoje, no local do evento ou  directamente naquela unidade hospitalar.
De igual modo, haverá também jogo de futsal entre as equipas de dois expoentes da modalidade, envolvendo os Amigos de Benvindo Inácio e Rui Sampaio. A patinagem também marca presença com a demonstração da  Escolinha do Kikuxi, tal como a ginástica rítmica  do Petro de Luanda e da Polícia Fiscal.
A este evento juntam-se também várias figuras da cultura, como Kyaku Kyadaff, Fábio Dance, os humoristas Calado Show e Gilmário Vemba, entre outras personalidades que vão desfilar no evento.

Tempo

Multimédia