Desporto

Angola enfrenta os Camarões na estreia da quarta janela

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol começa hoje, na cidade tunisina de Radès, a disputa da quarta janela de qualificação para o Campeonato do Mundo da China, em 2019, diante dos Camarões, seu principal oponente do grupo E, com quem reparte a segunda posição na tabela classificativa.

Leonel Paulo é um dos esteios da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol
Fotografia: MIQUEIAS MACHANGONGO | EDIÇÕES NOVEMBRO

As duas formações somam dez pontos, mas os camaroneses levam vantagem na diferença de cestos, resultante de 438 convertidos e 381 consentidos (+57) em seis jogos, contra 371 marcados e 369 sofridos dos angolanos (+2), em igual número de partidas, numa série comandada pela anfitriã, Tunísia, com 12 pontos.Oriundas de grupos distintos da fase anterior de qua-
lificação, Angola (3ª no ranking africano) e Camarões (7º) reencontram-se, pela primeira vez, desde o “célebre” desafio dos quartos-de-final do Afrobasket'2011, no Madagáscar, ganho de forma bastante apertada (84-83) pela equipa angolana, prestação da qual resultou o afastamento do então selecciona-
dor, Michel Gomez.
Para atingir esta etapa, o “cinco” nacional liderou o grupo C, onde esteve com o Egipto, Marrocos e RD Congo, com quatro vitórias e duas derrotas, ao passo que o adversário teve o mesmo registo na série A (4 vitórias e 2 derrotas), cujo primeiro lugar coube à Tunísia.
O jogo tem início marcado para as 16h30 locais (menos uma hora em Angola, no pavilhão multidisciplinar de Radès, palco do torneio que se disputa a partir de hoje até domingo. O calendário reserva para amanhã o desafio com o Tchad, às 21H30, e no domingo a Selecção Nacional termina a primeira volta desta "janela" de qualificação diante dos donos da casa, a partir das 19h00. A segunda volta disputa-se de 30 de Novembro a 2 de De-zembro próximo, em local a definir pela FIBA-África.
Doze selecções, divididas em duas séries de seis, disputam as cinco vagas a que o continente tem, pela primeira vez, direito para o mundial que se realiza na China de 31 de Agosto a 15 de Setembro de 2019.A cidade de Lagos alberga o grupo F, formado pelos anfitriões (Nigéria), o Senegal, Ruanda, República Centro Africana (RCA) e Costa do Marfim.

Calendário do grupo E:
Hoje:Angola-Camarões (16h30); Tunísia-Marrocos (19h00);Egipto-Tchad (21h30); Dia 15:Camarões -Marrocos (16h30); Tunísia -Egipto (19h00); Angola- Tchad (21h30); Dia 16: Tchad -Marrocos (16h30); Angola -Tunísia (19h00);  Camarões – Egipto (21h30).

Tempo

Multimédia