Desporto

ASA e Helmarc estão em vantagem na Taça

Armindo Pereira

As equipas do ASA e Academia Helmarc cumpriram  os seus objectivos nas partidas da primeira-mão da fase interprovincial de apuramento à etapa nacional da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, ao derrotarem, no Multiusos do Kilamba, os seus respectivos oponentes, na última terça-feira.

Vila e Lusíada acreditam na vitória na segunda mão
Fotografia: José Soares| Edições Novembro

Os estudantes, orientados por Elvino Dias, protagonizaram a surpresa desta primeira fase da eliminatória, ao superar, por 62-57, o Vila Clotilde, equipa que entrou como favorita a vencer o desafio, tendo em conta os seus pergaminhos no basquetebol nacional, ante um estreante.
A superioridade do Helmarc começou por se evidenciar no primeiro quarto (14-11), onde esteve implacável a defender. Elvino e pupilos conseguiram amealhar pontos no desenrolar da partida, e segurar a vantagem até o soar da buzina. Ainda assim, a vantagem deixa tudo em aberto para o encontro da segunda-mão, marcado para terça-feira, no mesmo recinto.
Por seu turno, os aviadores tiveram de "suar a camisola"  para levar a melhor sobre a Universidade Lusíada, a quem venceram pela margem mínima (77-76), com já favoráveis 35-34, ao intervalo. 
Os estudantes entraram para o último quarto a perder, por 60-49, recuperaram mas foram incapazes de evitar o desaire. Pedro Chita e António Baptista repartiram o protagonismo, ao anotarem cada um 19 pontos, ao passo que Glofate Buaiamba, marcou 16, pelo ASA.   
A julgar pelos resultados adivinham-se encontros renhidos na segunda-mão. Para assegurar o apuramento as equipas derrotadas são obrigadas a vencer por números superiores aos consentidos na derrota.
O destaque dos quartos-de-final reserva o Interclube- Libolo, Petro-Crizgunza, en-quanto o 1.º de Agosto espera pelo vencedor do Helmarc-Vila e a Marinha o desfecho do ASA-Lusíada.

Tempo

Multimédia