Desporto

D'Agosto e Interclube no

Armindo Pereira |

O Clube Desportivo 1º de Agosto recebe o GD Interclube, hoje às 18h30, no Pavilhão Victorino Cunha, em jogo referente à segunda ronda da segunda volta da fase regular da 40.ª edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, Unitel-Basket. Na partida, os militares vão procurar conservar a invencibilidade. 

Interclube procura travar marcha triunfal dos militares hoje, no destaque da ronda
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Em dez jogos, a equipa orientada por Paulo Macedo obteve o mesmo número de vitórias. Apesar da senda vitoriosa, o treinador dos "rubros e negros" espera por inúmeras dificuldades, frente à equipa afecta ao Ministério do Interior e, por isso, promete um conjunto aguerrido.
O Interclube tem um conjunto composto por jogadores que podem fazer a diferença. Nunca viram a cara à luta. Esperamos recuperar dois jogadores e, deste modo, ter mais opções a partir do banco de suplentes. Vamos evitar que haja um grande desgaste nos jogadores disponíveis e procurar vencer o jogo”.
Por seu turno, Alberto Babo, timoneiro dos polícias, que vem da dupla jornada do final de semana com uma derrota e uma vitória, garante que os seus jogadores vão encarar este jogo com a determinação que lhes é característica, apesar de ser no reduto do líder , e crónico candidato ao título.

Dream Space

Ainda hoje, no Dream Space, às 18h00, o Sport Libolo e Benfica recebe o ASA, que vem moralizado após bater o Interclube. Os aviadores, com a tradição de complicar a vida aos grandes, pretendem manter na senda vitoriosa e surpreender o campeão em título, segundo o técnico Carlos Dinis. 
"De certeza que vai ser um jogo muito difícil. Tenho dito que somos uma equipa do meio da tabela e temos adversários que lutam para o título e os que fogem da cauda. Este é daqueles jogos em que os atletas não estão sob muita pressão e conseguem explanar melhor aquilo que ensaiamos ao longo da semana", referiu o técnico. Domingo, no pavilhão do Kilamba, o 1º de Agosto venceu, facilmente, o Vila Clotilde (114-74), em jogo referente à primeira jornada da segunda volta da fase regular. A partida que devia opôr a Academia Helmarc ao Libolo não se realizou, porque os atletas da equipa dos estudantes se recusaram a entrar em campo, alegando falta de apoio da direcção do clube.
Silvio Canga, capitão da Academia Helmarc, confirmou o facto:
"Vamos continuar a trabalhar para dignificar o nome do clube, apesar de não termos tido qualquer apoio da direcção", afirmou o atleta, em declarações à Rádio Cinco.

Classificação

O 1º de Agosto lidera a prova, com 20 pontos, seguido pelo Sport Libolo e Benfica (19). Na partida de destaque do final de semana, o Libolo derrotou o Interclube, por 100-70, no Pavilhão Dream Space. 
Contrariamente à época transacta, nesta, os clubes acordaram disputar a fase regular a quatro voltas. no sistema "todos contra todos". A segunda volta inicia dia 11 do próximo mês e termina a 10 de Fevereiro.
A terceira volta inicia a 1 de Março e vai até 30 do mesmo mês, ao passo que a quarta arranca a 31 de Março e é concluída a 28 de Abril. Para a fase final, qualificam-se oito equipas, que jogam os quartos-de-final de 8 a 12 de Maio, a melhor de três partidas. De 16 a 24 do mesmo mês disputam-se as meias-finais. A final, a melhor de sete partidas, joga-se no período de 28 de Maio a 9 de Junho. O título nacional está em posse do Recreativo do Libolo, cujos direitos desportivos foram adquiridos pelo Sport Libolo e Benfica.

Tempo

Multimédia