Desporto

Inter quer pôr ponto final à invencibilidade do Petro

Anaximandro Magalhães

O Interclube procura hoje, pôr ponto final à invencibilidade do Petro de Luanda, quando, a partir das 19h00,  se defrontarem no Pavilhão 28 de Fevereiro, para a sexta jornada da primeira volta da fase regular da 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket.

Pavilhão 28 de Fevereiro volta a registar novo duelo entre “Gersons” Gonçalves (18) e Domingos
Fotografia: DR

Polícias e petrolíferos, estes ligeiramente favoritos à vitória, discutem esta noite o segundo clássico do calendário do nacional maior da bola ao cesto, apesar de uns furos aquém de um histórico 1º de Agosto - Petro. 
Única equipa sem derrota, das nove que disputam o nacional maior da bola ao cesto, os tricolores do Eixo Viário passam a ser nesta altura um alvo apetecível para a concorrência.
Distanciados na tabela classificativa por dois pontos, o Petro líder com oito, e o Inter, terceiro com seis, sabe que uma vitória diante dos visitantes não o coloca no topo da classificação.
Ainda assim, o conjunto orientado este ano por Alberto de Carvalho “Ginguba”, antigo seleccionador nacional sénior masculino, quer ser o primeiro a quebrar a invencibilidade do adversário, mesmo estando em fase de assimilação dos novos conteúdos técnicos e tácticos.
Gerson Domingos, José Salvador, Helmer Félix, Ngombo Rogério, Jonatão Ndjungo, Walter Tadeu, Vladimir Pontes, Egídio Ventura, Gilson Ventura, Dodalfim Freitas, Alexandre Jungo e Emanuel Sebastião devem ser as apostas do técnico para a missão que se prevê hercúlea.
Reforçada, a equipa do Eixo Viário, às ordens de Lazare Adingono, deve contar hoje com os préstimos da contratação mais sonante, Olímpio Cipriano, extremo de 1,93 metros. Hermenegildo Mbunga outra aquisição neste Verão, também pode vestir de tricolor ao peito. 
A estes, junta-se Leonel Paulo uma das principais referências dos vice-campeões nacionais nos últimos anos.
Childe Dundão, Joaquim Pedro “Quinzinho”, Domingos Bonifácio “Denny”, Rafael Silva, Aboubakar Gakou, Benvindo Quimbamba, Manda João, António Deográcio, Aldemiro João “Vander”, Gerson “Lukeny” Gonçalves e José António também estão à disposição de Adingono.
O apelo para a manutenção dos níveis de concentração redobrados, assim como defender bem e atacar melhor ainda são, certamente, as recomendações emanadas no discurso dos dois treinadores.
A ronda abre às 16h00, com o Vila Clotilde a receber a visita do 1º de Agosto, no 28 de Fevereiro. Os militares são favoritos a novo triunfo. Às 18h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, Helmarc Academia e ASA marcam encontro. Os aviadores com jogadores tecnicamente mais evoluídos dispõem de maiores possibilidades de conquistar os dois pontos.

Tempo

Multimédia