Desporto

Interclube-Petro é o destaque da dupla ronda do campeonato

Anaximandro Magalhães

A dupla jornada da fase regular da primeira volta da 41ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel - Basket, na circunstância a quinta e sexta, reserva para o segundo dia o aliciante Interclube - Petro de Luanda, às 19h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

Equipas começam a esboçar a partir de hoje modelos tácticos nos respectivos campos
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Por essa razão, as duas equipas começam a esboçar a partir de hoje, nos respectivos campos, os modelos tácticos a adoptar. Antes do início da sessão, os treinadores das duas formações, Alberto de Carvalho “Ginguba”, Inter, e Lazare Adingono, Petro, deixam os jogadores às ordens dos preparadores físicos para os habituais exercícios de alongamento.
Ataques cinco contra cinco, saídas em contra-ataque apanhando a defesa contrária desprevenida, são, tal como a defesa homem a homem, com recurso à capacidade de sofrimento na hora de manter inviolável o cesto da sua tabela, alguns dos detalhes agendados.
Passes, desmarcação, bloqueio, corte, lançamento da linha de lances livres, de dois e três pontos, também dominam o treino. Antes de finalizar, os atletas realizam o rotineiro jogo treino entre os integrantes dos plantéis, para deste modo os técnicos aferirem o grau de absorção dos conceitos ministrados. Moralizado com o triunfo por 80-70, na terceira ronda, frente ao eterno rival, 1º de Agosto, o Petro, líder invicto da tabela classificativa com oito pontos, chega ao segundo clássico da época com o moral em alta e mais confiante no triunfo.
Por sua vez, a formação dos bombeiros, derrotada na quarta jornada pelo Desportivo da Marinha, 73-75, está mais pressionada. Os polícias são quintos, com cinco pontos. A ronda cinco abre com dois jogos às 16h00, Vila Clotilde - Helmarc Academia, no Pavilhão 28 de Fevereiro, Universidade Lusíada - ASA, no Anexo II da Cidadela.
Às 18h00, no Victorino Cunha, a Marinha defronta o 1º de Agosto. Para as 19h00 está reservado o Escola Kwanza - Interclube, no 28 de Fevereiro.

Tempo

Multimédia