Desporto

Jogo entre os grandes na Taça

Anaximandro Magalhães|

Duas das cinco candidatas à conquista da 27ª edição da Taça de Angola em basquetebol seniores masculinos ficam afastadas da disputa da final deste título, pelo facto de na primeira e segunda mão dos quartos-de-final o cartaz reservar partidas envolvendo formações deste quinteto.

Interclube-Petro de Luanda é a principal atracção da eliminatória da segunda maior prova sob a égide da federação de basquetebol
Fotografia: Santos Pedro

Interclube - Petro de Luanda, e 1º de Agosto - Atlético Sport Aviação (ASA), jogos agendados para as 18h00 do dia 10, são os destaques desta etapa da segunda maior competição do calendário de provas da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Os polícias, às ordens técnicas do português Alberto Babo, recebem no Pavilhão 28 de Fevereiro, seu recinto, o Petro de Luanda, detentor da Taça e o­rientado pelo camaronês Lazare Adingono. Já os militares do Rio Seco, comandados pelo angolano Paulo Macedo, recepcionam no seu "bastião", Pavilhão Victorino Cunha, os aviadores liderados por outro compatriota, Carlos António Diniz.
Tarefa facilitada nos quartos-de-final têm os campeões nacionais, Recreativo do Libolo, e o Progresso do Sambizanga  que defrontam, à mesma hora, o Sporting de Benguela e o modesto Sporting Petróleos do Bié, respectivamente.
Com todas as adversidades que os esperam os sambilas muito dificilmente não marcarão presença nas meias-finais. A acontecer, esta será uma qualificação inédita de Cláudio Dikani e pupilos.
O vencedor da eliminatória A, que opõe o Libolo ao Sporting de Benguela, aguarda o vencedor da D, cujo desafio é reservado a Progresso e Sporting do Bié, conforme o calendário de jogos sorteado pela área técnica e de formação da FAB, liderada por Nuno João Fernandes Teixeira.
As outras duas equipas semi-finalistas saem do encontro entre o triunfador da eliminatória B, 1º de Agosto e ASA, e o da eliminatória C, Interclube e Petro Atlético de Luanda.
À semelhança dos quartos-de-final, as meias-finais também são jogadas a duas mãos. A primeira-mão está agendada para o dia 31 do corrente e a segunda para 3 de Abril, ao passo que a final é jogada a um só jogo, a 10 do referido mês.

Tempo

Multimédia