Desporto

Pedro Bastos estreia na Selecção Nacional

Anaximandro Magalhães

A escolha do extremo Pedro Bastos, 1,93 metros, 25 anos, é a estreia absoluta na lista dos 12 atletas da Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol que desembarca hoje de manhã, na cidade do Cairo, Egipto, onde de 29 do corrente até 1 de Julho disputa a terceira janela do Torneio Africano de Qualificação para o Campeonato do Mundo.

Extremo partiu confiante
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Sem ter feito uma época vistosa ao serviço do Sport Libolo e Benfica, o atleta mereceu ainda assim, a confiança do seleccionador nacional, William Bryant Voigt, que a partir dos Estados Unidos, onde se encontra por alegados problemas de saúde da sua progenitora, escolheu os eleitos.
Bastos faz assim a sua estreia. De fora do leque de opções de Voigt ficaram Islando Manuel, extremo do 1º de Agosto que foi decisivo na conquista do título de campeão nacional. Jone Pedro, Ngombo Rogério, Benvindo Quimbamba e Júlio Clever Afonso, este último defende as cores dos espanhóis do Club Baloncesto Tizona.
Em terras faraónicas, vão defender as cores nacionais, Gerson Domingos e Hermenegildo Santos (bases), Leandro Conceição e Gerson Gonçalves "Lukeny" (extremos-bases), Olímpio Cipriano, Pedro Bastos e Edson Ndoniema (extremos), Leonel Paulo e Reggie Moore (extremos-postes), Yannick Moreira, Eduardo Mingas e Hermenegildo Mbunga (postes). Angola lidera com seis pontos, o Grupo C, após triunfos em Luanda, em Novembro, frente a Marrocos, por 62-56, Egipto (68-64) e (73-64), diante do Congo Democrático.

Tempo

Multimédia