Desporto

Petro confirmado no G8 apesar de perder na saída

Anaximandro Magalhães

Apesar de ter perdido por 62-79, diante do Smouha, do Egipto, o Petro de Luanda assegurou, com cinco pontos, a segunda posição do Grupo D da AfroLiga dos clubes campeões sénior masculino de basquetebol, carimbando, ainda assim, o passe de acesso à disputa da Elite G8, para a qual já estão chanceladas também as presenças do 1º de Agosto e Al Ahly, aguardando-se em Março o preenchimento do quadro com mais quatro equipas.

Extremo-poste Leonel Paulo, 1,96 metros foi o melhor cestinha dos angolanos com 24 pontos
Fotografia: DR

Longe do fulgor demonstrado nos dois jogos anteriores, os petrolíferos do Eixo Viário às ordens de Lazare Adingono foram vergados no Pavilhão dos Desportos Mahamasina, na cidade de Antananarivo, Madagáscar. O Petro teve no primeiro e terceiro quartos os períodos que sentenciaram o resultado, ao permitir o avolumar do resultado. A atestar está o registo de 66-44, quando restava um minuto para o final do terceiro e penúltimo período.
Displicentes no ataque e permissivos defensivamente, os tricolores não conseguiram impor a qualidade do seu jogo muito por culpa do base norte-americano James Justice Jr e dos seus colegas. Aguerridos defensivamente, os egípcios tiraram lucidez de raciocínio ao adversário.
Adingono e pupilos venceram duas partidas. No total, marcaram 235 pontos, média de 78,3, e sofreram 216, 72 por encontro. Com o triunfo, o Smouha qualificou-se na primeira posição com seis pontos. Diante do COSPN o Mazembe venceu por 94-70, no fecho da série D.

FICHA TÉCNICA
AfroLiga de Basquetebol

Petro de Luanda: (62) – Olímpio Ciprinao (2), Childe Dundão (5), Joaquim Pedro (4), Erickson Silva (7), José António (1), Leonel Paulo (24), Abou Gakou (0), Hermengildo Mbunga (7), Adolfo Quimbamba (0), Jerson Gonçalves (2) e Aldemiro João (7).
Treinador: Lazaré Adingono.

SAMOUHA SC: (79) – Marwan Sarhan (8), Omar farag (2), Rouf Elsafwany (5), Ahmed Farag (3), Tamer Moustafa (1), Mohamed Elkoussy (8), Ashraf Rabie (6), Adamu Saaka (12), James Justice (25), Augustine Okosun (8), Sherif El-Dyasti (0) e Hamad Abouelrish (1).
Treinador: Ashrif Farouk Tawfek Elsayed.
Resultados Parciais: 15-26,
17-17, 10-22 e 20-14
Resultado ao Intervalo: 32-43
Resultado final: 62-79

Tempo

Multimédia