Desporto

Petro e Libolo abrem disputa dos clássicos no início do ano

Anaximandro Magalhães |

Petro de Luanda e Sport Libolo e Benfica, assumidos candidatos à conquista do título, protagonizam a 5 de Janeiro, o primeiro clássico do ano 2018, em partida referente à sexta jornada da fase regular da 40.ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, Unitel-Basket.

Petro de Luanda e Sport Libolo e Benfica
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Consolidado a pouco e pouco como o segundo maior jogo do nacional maior da bola ao cesto, superado apenas pelo Petro-1.º de Agosto, o encontro entre petrolíferos e libolenses está marcado para as 19h00, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, onde três horas antes, jogam ASA e Interclube.
Este ano, quer uma quer outra equipa já defrontou o 1.º de Agosto e o Interclube. Orientados pelo camaronês Lazare Adingono, os tricolores do Eixo Viário perderam os dois desafios, ao passo que os calulenses, sob batuta do angolano Raul Duarte, perderam com os militares do Rio Seco e ganharam aos polícias. Ponto assente é que Adingono e pupilos chegam ao jogo melhor classificados, pois somam 11 pontos contra nove de Raul e atletas. A equipa de Calulo tem menos um jogo por estar na Tunísia, a disputar a 31.ª edição da Taça dos Clubes Campeões sénior masculina. 
Contrariamente à época transacta, nesta os clubes acordaram disputar a fase regular a quatro voltas no sistema todos contra todos. A segunda volta inícia a 11 do próximo mês e termina a 10 de Fevereiro.
A terceira volta começa a 1 de Março e finaliza a 30 do mesmo mês, ao passo que a quarta arranca no dia 31 de Março e é concluída a 28 de Abril. Para a fase final, qualificam-se oito equipas, que começam a jogar os quartos-de-final, de 8 a 12 de Maio, a melhor de três partidas. De 16 a 24 do mesmo mês disputam-se, as meias-finais.
A final, a melhor de sete partidas, disputa-se no período de 28 de Maio a 9 de Junho. O título nacional está em posse do Recreativo do Libolo, cujos direitos desportivos foram adquiridos pelo Sport Libolo e Benfica.                                                                                                   

Tempo

Multimédia