Desporto

Petro e Libolo vencem e partilham a liderança

Anaximandro Magalhães |

O Petro de Luanda juntou-se, com dois pontos, ao Libolo, na liderança da tabela classificativa, mercê da vitória por 83-76 diante do Desportivo da Marinha, em partida referente à primeira jornada da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, Unitel-Basket.

Marinheiros deram réplica insuficiente para contrariar a superioridade dos petrolíferos
Fotografia: M. Machangongo | Edições Novembro

Numa partida que marcou o baptismo de Walter Costa nas vestes de treinador principal de uma equipa sénior masculina, depois de ter sido adjunto de Paulo Macedo no 1º de Agosto e na Selecção Nacional, os petrolíferos orientados por Lazare Adingono tiveram de transcender-se na segunda parte para vergar os aguerridos marinheiros.
Em vantagem ao intervalo, por 41-40, os tricolores, crónicos candidatos à conquista do título de campeão, estiveram demasiado apáticos no primeiro quarto, que perderem por 25-13, mas venceram o segundo, por 28-15. No reatamento, avisados da pretensão do adversário, os tricolores subalternizaram os “polícias”, ao vergá-los por convincentes 24-10. Com uma margem de 19 pontos de diferença, 65-46, os pupilos de Adingono abrandaram e perderam o derradeiro quarto, por 26-18. 
Pelo Petro de Luanda alinharam e marcaram: Cley Cabanga (2 pontos), Childe Dundão (1), Edmir Lucas (17), Pascoal Conde, José António (3), Sekouba Conde (17), André Miguel (8), Leonel Paulo (99, Domingos Bonifácio (9), Aboubakar Gakou, Joaquim Pedro “Quinzinho” (4) e Gerson Gonçalves “Lukeny” (13).
Na Marinha foram utilizados e marcaram Moussa Kaba (6), Adilson Vasco (não foi utilizado), Walter Gonçalves (13), Daniel Manuel (4), Aguinaldo Francisco (3), Eusébio Santos (12), Joaquim Manda (11), Edson Hilukilwa (3), Tarcio Domingos (10) e António Ndalimbiliwa (14).
O 1º de Agosto derrotou o Helmarc Academia por 110-84. Os jogos Universidade Lusíada-ASA e  Vila Clotilde-Crisgunza não se disputaram. 
A segunda ronda é disputada manhã, com o cartaz a reservar os seguintes jogos: Universidade Lusíada-Interclube, às 17h00, no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba. Às 18h00, jogam 1º de Agosto-Vila Clotilde, no Pavilhão Victorino Cunha, Libolo-Helmarc Academia, no Dream Space e Crisgunza-Marinha, em Benguela. Para às 19h00, está marcado no Multiusos do Kilamba o Petro-ASA.

Tempo

Multimédia