Desporto

Unitel-Basket promete animação nos pavilhões

Anaximandro Magalhães |

A presença da operadora de telefonia móvel, Unitel, por via de um contrato de patrocínio de dois anos ao basquetebol, promete, pelo menos em teoria, deixar a sua marca.

Desafio entre os maiores colossos do basquetebol nacional vai dar arranque à competição
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

Comparativamente às instituições bancárias, bancos Africano de Investimentos (BAI) e Internacional de Crédito (BIC), anteriores patrocinadoras, a Unitel traz para a disputa da 40ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino, inovações como transporte gratuito, aplicativos nos telefones para mais de 10  milhões de usuários, material de “merchandising” e, para os clubes, “banners”, “outdours”, publicação de imagens em jornais e revistas, rádios e televisões, assim como  disponibiliza, por ano, para os cofres da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), o equivalente em kwanzas a 500 mil dólares norte-americanos.
O pagamento aos árbitros passa a ser também responsabilidade daquela empresa de telefonia móvel. O BAI e o BIC disponibilizaram nos acordos de patrocínio, por igual período de tempo, cada um, valores monetários abaixo dos que serão entregues pela Unitel. Na prática, soube o Jornal de Angola, o Unitel-Basket deve consumir aos cofres daquela instituição “mais de quatro milhões de dólares.”
Outro dos propósitos do contrato é resgatar o prestígio granjeado “noutros tempos.” “A tarefa não é fácil, mas estamos a dar passos significativos neste sentido e pensamos que com o empenho e ajuda da Unitel, ao nos ajudar a comunicar e a publicitar, vamos lá chegar”, explicou o presidente de direcção da federação, Hélder Martins da Cruz “Maneda”.
Segundo o director de relações institucionais e responsabilidade social corporativa da operadora de telefonia móvel, Humberto Mbote, realce para a implementação de um aplicativo para mais de 10 milhões de usuários.
De acordo com Mbote “os clientes da maior rede de telefonia móvel em Angola”, poderão aceder aos resultados das jornadas, horários dos jogos, ter acesso à lista dos melhores marcadores, dos sorteios e passatempos, dentre outros assuntos relacionados.
O director, que esteve na formalização do acordo em representação do Conselho de Administração da Unitel, disse que, com a iniciativa os dois intervenientes, se propõem “colocar o basquetebol onde ele merece, no coração de todos os angolanos”, concluiu.

Transporte  assegurado
A operadora móvel põe à disposição dos adeptos das distintas equipas, assim como de pessoas interessadas em assistir aos jogos no Pavilhão Multiusos Arena do Kilamba, autocarros sem qualquer custo financeiro.Para tal, é necessário que os espectadores interessados exibam os seus bilhetes de acesso ao recinto do jogo.
Os autocarros, de ida e volta, estarão nas seguintes rotas: (1) Morro Bento, Futungo, Kifica, Benfica; (2) Zango 4, Zango 3, Zango 2, Zango 1, Mutamba, Bita; (3) Viana, Luanda Sul, Calemba 2; (4) Mutamba, Bairro Azul, Samba, Corimba, Futungo, Benfica, Kifica, Zona Verde; (5) Golfe 2 e Camama; (6) Mutamba, Kinaxixi, Largo do 1º de Maio, Jumbo, Shoprite, Grafanil, Estalagem-Vila e Via Expressa; (7) Centralidade do Sequele e Via Expressa.

Clássico pode abrir jornada   
Petro de Luanda-1º de Agosto é a partida que pode marcar, a 4 de Novembro, o arranque da disputa da primeira volta da fase regular do Campeonato Nacional maior da bola ao cesto.
O desafio, sem horário marcado e jornada designada, resulta de um pedido  da federação que carece ainda do respaldo das direcções dos respectivos clubes.
O objectivo da realização deste clássico, logo na jornada de  abertura, segundo Hélder Cruz “Maneda”, é dar maior visibilidade e notoriedade à modalidade, assim como aumentar o leque de participantes, de forma a  mostrar à sociedade as novas atracções da competição, a mais mediática do calendário de provas da FAB.
Para a primeira jornada, estão agendados os aliciantes Interclube-Libolo (detentor do título de campeão nacional), Desportivo da Marinha-Petro de Luanda, Helmarc Academia-1º de Agosto, Atlético Sport Aviação (ASA)-Universidade Lusíada e Vila Clotilde-Crisgunza de Benguela.  

Tempo

Multimédia