Desporto

Benfica e Jackson disputam uma das vagas no Girabola

António de Brito

As formações do Benfica do Lubango e Jackson Garcia de Benguela capitalizam, hoje às 15h30, na província da Huíla, o jogo de destaque na abertura da 17ª e penúltima jornada do Zonal de Apuramento para o Girabola 2019/20, por colocar frente-a-frente equipas apostadas em ascender à I Divisão.

Fotografia: Arão Martins | Edições Novembro | Lubango

Os contendores estão separados por três pontos na classificação. O Benfica do Lubango ocupa o terceiro lugar, com 22 pontos, enquanto o Jackson Garcia de Benguela está dois degraus abaixo, com 20.
Atendendo aos objectivos de ambas, o jogo promete ser disputado do primeiro ao último minuto e de prognóstico bastante reservado. Em caso de vitória, o Benfica dá importante passo em direcção ao Girabola. Para atingir este desiderato, basta-lhe empatar na última jornada diante do Domant do Bengo, na cidade de Caxito.
Recordista a competir no zonal, sendo a sétima participação, o Jackson Garcia joga o tudo ou nada no reduto adversário, de modo a manter acesa a esperança da qualificação inédita. Na primeira volta, o Jackson derrotou o Benfica, por 2-1, no Estádio São Filipe, em jogo da oitava jornada da competição.
Com o apuramento já garantido, o Ferrovia do Huambo, líder com 27 pontos, defronta o 1º de Maio de Benguela, quarto classificado com 20, às 15h30, no Estádio dos Kuricutelas, num jogo em que a formação “proletária” é obrigada a ganhar para sonhar com o regresso ao escalão principal. Nos jogos entre si, os “locomotivas “levam vantagem sobre os”proletários”, visto que triunfaram por 2-1, na primeira volta.
Amanhã, para a conclusão da jornada, Paulo FC e Domant acertam contas no “dérbi” do Bengo, às 15h30, no Estádio Municipal do Dande, e o equilíbrio deve ser a tónica dominante na partida.
A julgar pelos propósitos de ambas, espera-se por um jogo renhido e de desfecho imprevisível. Na primeira volta, os emblemas ficaram pelo empate (1-1).
Nesta jornada, Wiliete e Sporting descansam por imperativo de calendário, em consequência da desistência e desqualificação do AKC do Cunene.

 

Tempo

Multimédia