Desporto

Benvindo Inácio regressa ao comando da Selecção

António Cristóvão

O treinador Benvindo Inácio, 52 anos, regressou, quarta-feira, ao comando técnico da Selecção Nacional sénior de futsal, depois de ter sido afastado em 2011, após a participação no Grand Prix do Brasil, onde Angola ocupou a 11ª posição.

Equipa nacional disputa qualificação com similar da Zâmbia
Fotografia: Agostinho Narciso | Edições Novembro

O técnico, que também já orientou a equipa da Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT), foi apresentado ao público quarta-feira à tarde, em conferência de imprensa realizada no Complexo da Cidadela, em Luanda.
Benvindo Inácio tem como técnicos assistentes Paulo Sérgio da Gama Marques, João Silvano Calitoco Alves de Faria “Toco”, Jorge Pedro de Almeida (fisioterapeuta) e Martinho Tavares dos Santos da Costa (médico).
O novo seleccionador nacional, que substituiu Libânio Lopes, aguarda pela aprovação do programa de preparação da Selecção Nacional, no quadro da participação na eliminatória de apuramento para a fase final do Campeonato Africano das Nações (CAN), a ter lugar entre Janeiro e Fevereiro de 2020, no Marrocos.
A competição africana qualifica os três primeiros classificados para o mundial, a ser disputado de 12 de Setembro a 4 de Outubro do mesmo ano, na Lituânia.
Na preliminar do africano, o “Cinco” Nacional desloca-se à cidade de Lusaka, onde joga contra a Zâmbia no dia 21 de Outubro, para a primeira mão. O desafio da segunda mão foi agendado pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para o dia 30 de Outubro, em local a ser definido pela Federação Angolana de Futebol de Salão (Fafusa).
Além de Marrocos, na condição de anfitriões, estão já apurados para a fase final as selecções de Moçambique e Egipto.
De acordo com a equipa técnica, os trabalhos de preparação da Selecção Nacional vão ser repartidos em três fases, sendo a primeira apenas para os atletas convocados da província de Luanda, todos os fim-de-semana, depois da aprovação da programação do treinamento.

Tempo

Multimédia