Desporto

Boxe define categorias para Tóquio'2020

A Associação Internacional de Boxe (AIBA) divulgou nesta terça-feira as categorias que farão parte do programa da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano. 

Fotografia: DR

A instituição procurou por um maior equilíbrio no número de categorias por género. 

Em relação ao Rio'2016, o boxe feminino ganhou os pesos pena (-57kg) e meio médio (-69kg), totalizando cinco. 

O boxe masculino, por sua vez, perdeu duas categorias, e agora tem oito. Os pesos mosca ligeiro (–49 kg), mosca (–52 kg), galo (–56 kg), ligeiro (–60 kg) e meio-médio-ligeiro (–64 kg), foram reduzidos aos pesos mosca (48kg até 52kg), pena (-57kg) e leve (-63kg). 

O Comité Olímpico Internacional (COI) tomou uma decisão que pode mudar os rumos do boxe como modalidade nos Jogos de Tóquio'2020. A entidade anunciou, sexta-feira passada,  que abriu um inquérito para investigar a AIBA graças a crimes cometidos pelo seu presidente, o uzbeque Gafur Rakhimov. A decisão congela a planificação para a modalidade nos Jogos Olímpicos.

Responsável pela modalidade nos Jogos Olímpicos, a AIBA responde por várias acusações de má administração, contudo, o principal receio do COI é com Gafur  Rakhimov. 

De acordo com o Departamento do Tesouro dos EUA, o uzbeque faz parte de uma organização criminosa, que inclui outras pessoas descendentes da antiga União Soviética, conhecida como Círculo dos Irmãos, que comercializam heroína no país.

Devido às acusações, a AIBA fez um relatório sobre a sua situação actual e enviou ao COI, que por sua vez reconheceu as melhorias na transparência e controle do doping. 

Contudo, o COI está preocupado com outros pontos, nas áreas de go-vernança, ética e gestão financeira. Kit McConnell, director de eventos desportivos do COI, disse que existe a possibilidade de a modalidade estar nos Jogos sem a administração da AIBA.

 

Categorias definidas para Tóquio'2020

Homens: Mosca (48kg até 52kg), Pena: -57kg, Leve: -63kg, meio-médio): -69kg, Médio: -75kg, Meio-pesado: -81kg, Pesado: -91kg, Super–pesado: +91kg.

Mulheres: Mosca: 48kg até 51kg, Pena: -57kg, Leve: -60kg, Meio-médio: -69kg e Médio: -75kg.


Tempo

Multimédia