Desporto

Campeão favorito diante do 1º de Maio

António de Brito

Apostado em regressar às vitórias no campeonato, após os sucessivos empates diante do Sporting de Cabinda e Progresso Sambizanga, o 1º de Agosto recebe o 1º de Maio de Benguela, hoje, às 17h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, com o claro objectivo de vencer, no encerramento da 17ª jornada do Girabola.

Fotografia: Edições Novembro

Frente ao 1º de Maio de Benguela, o 1º de Agosto é obrigado a ganhar, para alargar a diferença de pontos sobre o Petro de Luanda, segundo classificado. Nesta fase crucial do campeonato, a equipa "rubra e negra" só tem de pensar em pontuar em todos os encontros, para continuar a lutar pela revalidação do título.
A 13 jornadas para o término da prova, o 1º de Agosto vai enfrentar seguramente alguns contratempos, como o que aconteceu no jogo com o Progresso Sambizanga, no qual o árbitro ficou por marcar duas grandes penalidades. Agora, cada jogo é uma final.
No “velho” clássico, o 1º de Agosto é o claro favorito, mas tem de justificar este estatuto com a conquista dos três pontos em disputa. Na primeira volta, o bicampeão nacional venceu por 1-0, golo apontado por Bobó.

Jogos difíceis
A tarde reserva, entretanto, outros desafios: Recreativo da Caála-Interclube, Desportivo da Huíla-Sagrada Esperança e Domant do Bengo-Cuando Cubango FC. A fazer uma travessia no deserto, o Recreativo da Caála enfrenta o Interclube, às 15h00, no Estádio Mártires da Canhala, com a pretensão de dar um safanão na crise de resultados. O Caála não vence há cinco jornadas, pelo que joga o "tudo ou nada" para regressar aos triunfos no campeonato, pois ocupa o 15º lugar, com 12 pontos. A formação da Polícia Nacional tem, para já, uma missão espinhosa no reduto do adversário.
No Estádio do Ferroviário, o Desportivo da Huíla recebe o Sagrada Esperança, às 15h00, num jogo que se prevê disputado e de resultado imprevisível. Ambas as equipas vêm de empates. Frente aos polícias, os militares da Região Sul empataram sem golos, enquanto os lundas a um golo com o Domant do Bengo.
O Domant do Bengo defronta o Cuando Cubango FC, às 15h00, no Estádio Municipal do Dande. Separados por três pontos, Domant (14º/12) e Cuando Cubango (13º/15) jogam uma cartada decisiva em busca da vitória, de modo a garantir a manutenção no Girabola.

Tempo

Multimédia