Desporto

Campeonato sénior inicia no final do mês

Armindo Pereira

A edição de  2018 do Campeonato Nacional sénior feminino de basquetebol, com início previsto para o dia 22 do corrente, vai contar com a participação de cinco agremiações, sendo quatro da capital e uma de Benguela.

O facto foi revelado, ao Jornal de Angola, por Nuno Teixeira, director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), no final do sorteio da 33ª edição da competição, realizado na quarta-feira. Disputam a competição as equipas do 1º de Agosto A, Interclube, Maculusso, Inter de Benguela e 1º de Agosto B. 
O calendário, segundo o dirigente federativo, comporta mais de 80 partidas, num modelo experimental, contrariamente os 24 desafios das edições anteriores.
Além do sorteio, os representantes dos clubes reuniram e consertaram, com o órgão reitor da modalidade, alguns aspectos de ordem técnica inerentes à prova, que terá duas fases: a regular, em que as cinco equipas defrontam-se no sistema todos contra todos a quatro voltas.
As quatro primeiras classificadas disputam as meias finais, no sistema de playoffs, a melhor de três jogos, ao passo que a final será a melhor de cinco partidas, duas das quais a serem disputadas em Luanda, e as três últimas na província de Benguela, no Pavi-
lhão da Acácias.
"Este ano não vamos ter um campeonato africano, a nível dos seniores femininos.
A federação pretende dar maior rodagem competitiva às jogadoras, pelo facto de o campeonato nacional decorrer num período muito curto", esclareceu.
Dia 15 de Junho, acontece a disputa da Supertaça entre o 1º de Agosto e Interclube.

Tempo

Multimédia