Desporto

Campeonatos nacionais agitam cidade do Luena

António Cristóvão

O Campeonato Nacional de Taekwon-dó na classe de se-niores, em ambos os sexos, disputa-se de 9 a 11 de No-vembro, na cidade do Luena, província do Moxico, apurou ontem o Jornal de Angola, após a reunião de direcção do organismo reitor da modalidade, realizada no Complexo da Cidadela.

Árbitros e treinadores vão beneficiar de acção formativa durante a disputa da competição
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

António Panguila, vice-presidente da FATKD, disse que o governo da província do Moxico garantiu alojamento e alimentação para as delegações desportivas no Luena, durante a competição.
O dirigente fez saber que face às dificuldades financei-ras e económicas do organismo reitor da modalidade, as equipas vão assumir as suas despesas de transporte dos locais de residência para o palco da competição.
Para seguirem para o Luena, os representantes do Cuan-za-Sul, Luanda, Malanje e Uíge encontram-se na cidade de Benguela, de onde saem de comboio.
As selecções provinciais do Cuando Cubango, Cune-ne, Huambo e Huíla, devido à proximidade geográfica, deslocam-se igualmente de comboio para a capital do Moxico.   
Além de uma selecção anfitriã, António Panguila anunciou que estão confirmados representantes de Benguela, Cunene, Cuando Cubango, Cuanza-Sul, Huambo, Huíla, Luanda, Malanje e Uíge.
O dirigente anunciou que cada selecção provincial deve ser composta por cinco atletas (duas femininas e três masculinos), treinador, árbitro, mais o chefe da comitiva.
No dia 10 de Novembro, no palco da competição, realizam-se a pesagem dos atletas, reunião técnica e sorteio do quadro dos combates.
Os nacionais vão ser disputados no sistema de eliminatória directa, nas cate-
gorias de peso dos menos de 44 quilos, - 49 kg, - 53 kg, - 55 kg, - 62 kg, - 67 kg, - 72 kg,  e mais de 72 kg, em femininos.
No sector masculino, disputa-se nas categorias de menos de 54 quilogramas, - 58 kg, - 63 kg, - 65 kg, - 74 kg, - 80 kg, - 87 kg e mais 87 kg.
Antes das pelejas, no dia 9 de Novembro, às 8h30, está agendado um seminário técnico para árbitros e treinadores.

Técnicos regressam de Seul

Os atletas nacionais Aníbal Caliambanjo e Estanislau Mateus, ambos do 2º Dan (cinturão preto), regressam nesta quinta-feira a Luanda, provenientes de Seul, capital da Coreia do Sul, onde participaram com êxito no curso sobre o Programa Global de Treinamento de Mestres de Taekwondó (Global Taekwondo Masters Trainning Programme, em inglês).
A formação, que iniciou no dia 3 de corrente mês, encerrou ontem na capital sul-coreana com representantes de vários países do mundo, com realce para atletas e técnicos angolanos e do continente africano.
Neste ciclo de curso, participaram apenas os países que pagam regularmente as quotas anuais às instituições desportivas mundiais.
De acordo com António Panguila, vice-presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó (FATKD), para esta formação candidataram-se 60 pessoas entre concorrentes femininos e masculinos.
Os candidatos tinham de ter menos de 40 anos, falar fluentemente a língua inglesa e possuir o cinturão preto (1º Dan).

Tempo

Multimédia