Desporto

Casimiro cria Orped para subir ao pódio

Orped Angola é a mais jovem equipa de ciclismo de Luanda, criada com o objectivo de aumentar a visibilidade e competitividade existente na modalidade.

Ciclistas da Orped Angola estão preparados para competir
Fotografia: Foto cedida pela equipa

Um dos mentores do projecto, Bruno Casimiro, antiga referência do ciclismo angolano ao serviço da extinta Cimex Benfica, pela qual se sagrou campeão nacional em 2010, realçou o facto de a modalidade carecer de muito apoio das instituições, “por  ser praticada directamente nas estradas do país”.
Retirado da competição no auge da carreira, por motivos estudantis, Casimiro, director e ciclista de Elite da equipa, explicou em linhas gerais os desafios da Orped Angola: “Temos como objectivo a estruturação a todos os níveis, como técnico, material e desportivo, adicionando de forma paulatina atletas jovens, para desta forma acompanharmos a formação académica e tornar o ciclismo angolano numa referência para a nossa juventude”.
Apoiada pelas empresas Orped Angola (Organização e Promoção de Eventos Desportivos), fundada a 20 de Outubro de 2014, Link Connection, revendedora de bicicletas e equipamentos, e Banco de Comércio e Indústria (BCI), a equipa está na estrada desde 11 de Novembro e vai competir nas provas de Luanda e nacionais.
A formação é composta pelos ciclistas Bruno Casimiro, Fernando José e Nazaré Raimundo (Elite), Márcio Gourgel, Milton Xavier, Wagner Sousa e Carlos Faria (Master 30), todos ex-integrantes dos ACT (Amadores Cicloturismo).
O quadro administrativo é ocupado por Carlos Faria e Bruno Casimiro (direcção desportiva), Gervásio Maltez (mecânico) e Diogo Francisco (motorista).  

Tempo

Multimédia