Desporto

Ciclismo celebra na baixa de Luanda aniversário da empresa Sonangol

Honorato Silva

A III edição do Grande Prémio Sonangol em ciclismo termina, hoje, com a disputa da etapa de circuito fechado, a partir das 9h00, nas imediações da sede da empresa petrolífera, na baixa de Luanda.

Pedaladas hoje começam e terminam na sede da empresa
Fotografia: Cedida

Mais de 60 ciclistas, entre nacionais e estrangeiros, repartidos pelas classes de elite (profissionais) e master (amadores), cumprem uma jornada de consagração, sem implicações no quadro classificativo, depois de duas tiradas exigentes no plano físico e emocional.
Ontem, na etapa de fundo de 140 km, disputada na Estrada Nacional 110, com partida e chegada na vila de Catete, os ciclistas enfrentaram o denominado “tribunal” da Muxima, num percurso marcado pelo relevo a proporcionar dificuldades e condições excepcionais para a prática da modalidade. Os ciclistas do BAI/Sicasal/Petro de Luanda, equipa mais competitiva do país, correram sem oposição.
Sob a orientação do técnico Carlos Araújo, cuja estratégia foi recuperar pelo menos dois dos quatro atletas penalizados na sexta-feira no contra-relógio individual, disputado na estrada da Barra do Kwanza, por atraso no momento da partida, os tricolores dominaram a corrida de ponta à ponta.Debaixo de uma temperatura abrasiva, 40°centígrados à sombra, o Petro colocou o grosso do seu pelotão nos 10 primeiros lugares. Bruno André “Armadilha” venceu a etapa com o tempo de 3h21min40seg, à frente dos colegas Domingos Nzamba, Adilson Zacarias, Dário António, Mário de Carvalho, Cruz Tuto, Bruno Araújo, Gabriel Cole e Hélvio Lemos. Nos master 30, venceu João Cavaleiro, dos Amadores Cicloturismo (ACT), ao superar no “sprint” Márcio Gourgel e Marcos Fonseca, ambos da Orped Angola. Bruno Barbosa (individual) suplantou Manuel Pereira “Caú” (Misto de Talatona), nos master 40, enquanto Emanuel Amorim (Lipor Bike Team Big One) ganhou nos master 50, seguido por Carlos Ferreira (Kambas da Bicicleta) e António Quinta (ACT).
                                                     

Tempo

Multimédia