Desporto

Colossos decidem liderança em jogo com cariz de final

Teresa Luís

Candidatos assumidos à conquista do título, 1º de Agosto e Interclube discutem hoje às 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a liderança na tabela classificativa da 40ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de andebol, em partida referente à sétima e última jornada da fase regular.

Ponta Edgar Abreu (com a bola) é um dos atletas que mais se destaca na segunda linha
Fotografia: José Soares| Edições Novembro

O desafio entre os colossos, revestido em tons de final antecipada, opõe os polícias, líderes da classificação, com oito pontos, aos militares, segundos, sete. O encontro entre os maiores emblemas do andebol masculino, antevê-se renhido e de desfecho imprevisível, por conta do histórico dos jogos entre si.
O rigor defensivo, aliado ao ataque organizado, com saídas para o contra-ataque e espírito de entrega dos jogadores de ambas as partes, são elementos que seguramente vão determinar o vencedor.
Nas vestes de detentores do título, os agostinos às ordens de Filipe Cruz, querem fazer jus à sua condição mas, precisam de jogar ao mais alto nível, de modo a frustrarem os intentos dos adversários.
Romé Hebo, Edvaldo Ferreira “Moreno” e Declerck Sibo são os atletas que se destacam na primeira linha, dos rubros e negros. Com alguma mestria podem assistir Gabriel Teca, Elsemar Pedro e Adilson Maneco.
Geovani Muachissengue, guarda-redes, é outro trunfo do técnico dos militares.
O jogador mais experiente da turma do Rio Seco tem-se mostrado nalgumas situações numa muralha intransponível.
A formação do Rocha Pinto, por sua vez, persegue o mesmo objectivo, terminar a fase preliminar no topo. Victor Tchikoulaev e pupilos, cientes das dificuldades são obrigados a redobrar esforços e impedir que o nervosismo leve a melhor, nos momentos decisivos.
Adelino Pestana, Nestor Quinanga, Mário Tati, William Fankou, Edgar Abreu e Gaspar Julião, sem desprimor para os demais, têm-se mostrado os jogadores mais produtivos do Inter. No outro jogo, o Desportivo do Exército joga diante do Petro de Luanda, às 14h30.
A jogar na condição de equipa visitada, o Exército está uns furos abaixo em relação ao Petro.
Amanhã às 10h00, a equipa derrotada joga pelo quinto lugar, com as Organizações Joyce, ao passo que as quatro melhores disputam a meia-final.
Com 23 golos, Declerck Sibo, da formação militar comanda a artilharia, seguido por Elizandro Garcia, da Marinha (22) e Adelino Pestana, do Inter (20). O Interclube comanda a classificação com oito pontos, o 1º de Agosto é segundo (sete), Desportivo da Marinha (seis), Petro (três), Exército (dois) e as Organizações Joyce encontram-se na cauda sem pontuar.
Em femininos, amanhã às 15h00, na primeira meia-final, o 1º de Agosto defronta o Progresso Sambizanga e na segunda marcada para as 18h15, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito mede forças com o Petro de Luanda. Magda Cazanga, da formação tricolor, é a melhor marcadora, com 39 golos apontados.

Tempo

Multimédia