Desporto

Croácia e Dinamarca partem em vantagem

António Ferreira

Croácia, Dinamarca e Suécia conseguiram o pleno na fase primária, com um pecúlio de 10 pontos, terminando na liderança dos seus grupos preliminares. O trio segue invicto para os oitavos-de-final, com um diferencial de mais 1 e 2 pontos, relativamente à França, Alemanha e Espanha, os seus principais oponentes.

Oitavos-de-final do certame prometem partidas aliciantes
Fotografia: dr

À segunda fase segue um lote de doze selecções, repartidas em dois grupos, que têm como cabeças-de-série, Croácia e Dinamarca. Fazem parte do grupo MI, com sede na cidade de Colónia (Alemanha), a Croácia, Alemanha, França, Espanha, Islândia e Brasil, enquanto no MII, na cidade dinamarquesa de Herning, estão a Dinamarca, Suécia, Noruega, Hungria, Egipto e Tunísia.
Com alguma surpresa ficaram arredados dos oitavos-de-final, a Rússia que na derradeira ronda da primeira fase perdeu com a França, por 22-23, a Sérvia e a Macedónia. Russos e macedónios jogam as classificativas do 13º ao 16º lugares, estando reservado para os sérvios a luta pelo 17º ao 20º lugares.
Hoje, a campeã africana,  Tunísia, enfrenta a Suécia, para o grupo MII, às 17h00, no Jyske Bank Boxen, em Herning. Às 18H00, a ainda campeã mundial, França, recebe a pretendente Espanha, em Colónia, no Lanxess Arena, para o grupo MI. No mesmo recinto, a anfitriã Alemanha mede forças com a Islândia, às 19h30. A jornada fecha com o Dinamarca-Hungria, às 19h30, em Herning.
Amanhã, estão agendados os jogos Brasil-Croácia (17h00), Hungria-Tunísia (17h00), Islândia-França (19h30) e Noruega-Egipto (19h30).
Para efeitos de classificação, os pontos conquistados da primeira fase nos jogos entre selecções do mesmo grupo contam para os oitavos-de-final, jogados no sistema de todos contra todos.
Croácia, Dinamarca, Suécia e Noruega à entrada da primeira jornada desta fase têm 4 pontos, contra 3 da Alemanha e França, 2 da Espanha e Hungria e 1 do Egipto. Sem pontos estão o Brasil, Islândia e a Tunísia.

Tempo

Multimédia