Desporto

Curso de ginástica rítmica congrega técnicos e juízes

Com o objectivo de actualizar os conhecimentos e padronizar os métodos de trabalho, a Federação Angolana de Ginástica (FAG) realiza, de 24 a 27 do mês corrente, um curso para treinadores e juízes, na especialidade de rítmica, a decorrer na sua sede.

 

treinadores de ginásticas beneficiarão de treinos
Fotografia: DR

Participam do "clinic", treinadores e juízes das províncias do Namibe, Lunda-Sul, Luanda e Huambo, sob prelecção da técnica cubana, do Petro de Luanda, Maria Victória.
Fernanda Rocha , Domingas Henriques, Kiula Celestino, Rosa Jurema, Manuel Mateus, Vera Bandeira, Jurelma Cristóvão, Agostinho Sungo, Cláudio Costa, Paulino Dombele e Rosa Ernesto já confirmaram participação, mas a FAG aguarda ainda a inscrição de outros candidatos.
Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente da federação, Auxílio Jacob, realçou a importância de capacitar os técnicos, tendo em conta o programa de expansão da modalidade.
"É uma oportunidade para Maria Victória ter contacto directo com os treinadores nacionais. Por outro lado, urge a necessidade de uniformizarmos o treinamento, de modo a alcançarmos bons resultados nas competições internacionais", explicou.
Relativamente à participação das ginastas, Alice Tomás (18 anos) e Sofia Higino (19), ambas do Sporting de Benguela, no curso de treinadores em Moçambique, Auxílio Jacob garantiu que estiveram bem, e por esta razão ajuízam uma prova naquele país.
"Elas participaram num curso da FIG. As duas atletas vão ajuizar o primeiro campeonato de ginástica rítmica da história de Moçambique. Para nós é motivo de orgulho", disse.
O "clinic" em Moçambique teve duração de dez dias, e a participação de Alice Tomás e Sofia Higino resultou da indicação da Federação, no sentido de no futuro integrarem o leque de treinadores.
As ginastas vão representam o país nos Jogos Olímpicos da Juventude, a ter lugar em Buenos Aires, Argentina, de 6 a 8 de Outubro. "Vamos competir com atletas do topo mundial. O esforço será a dobrar. Os Jogos vão exigir da nossa parte maior concentração e uma preparação mais detalhada. Temos as condições necessárias no Centro de Alto Rendimento".

Tempo

Multimédia