Desporto

Dérbi Progresso-Kabuscorp leva multidão aos Coqueiros

António Cristóvão

Quatro partidas do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabo-la'2018/2019, abrem hoje à tarde a sétima jornada da competição com destaque, para os desafios Progresso Sambizanga-Kabuscorp do Palanca, na cidade de Luanda, e Académica do Lobito-Interclube, em Benguela.

Equipa do bairro Palanca persegue lugares cimeiros e os sambilas a estabilidade na prova
Fotografia: Vigas da Purificação | Edições Novembro

No primeiro encontro de destaque, o Progresso recebe o Kabuscorp, às 18h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, na Baixa de Luanda, com bela recordação da goleada aplicada ao adversário no dia 1 de Agosto deste ano, para a 27ª jornada do Girabola. Mas, esta noite prevê-se um desafio totalmente diferente, devido ao clima vivido nas hostes dos sambilas: falta de salários.   
No outro desafio de cartaz da tarde, a Académica do Lobito enfrenta o Interclube, às 15h00, no Estádio do Buraco. Um jogo cujo resultado é aguardado com bastante ansiedade pela direcção do clube afecto à Polícia Nacional.
Rui Garcia, novo timoneiro do Interclube, reencontra a sua ex-equipa com alguma cautela, para evitar surpresas num reduto que conhece bem. Apesar de jogar em terreno alheio, os dois títulos conquistados no Girabola conferem favoritismo ao Interclube, mas tem de acautelar-se para evitar o sabor amargo da derrota.
No Girabola passado, o conjunto da Polícia Nacional foi derrotado pelos anfitriões, na altura treinados pelo técnico Rui Garcia, sendo considerados como “tomba gigantes”. A Académica do Lobito, que foi também a “equipa sensação” do campeonato passado, apesar de um óptimo início de época com triunfo sobre o Sporting de Cabinda, por 3-0, no Estádio Nacional de Ombaka, claudicou nas rondas seguintes com derrotas e empates.
Paulino Júnior, técnico dos “estudantes” do Lobito, promete contrariar os visitantes e conquistar os três pontos, para sair da zona vermelha da classificação.
O Desportivo da Huíla desloca-se à capital da província do Uíge, onde mede forças com a Santa Rita de Cássia, às 15h00, no Estádio 4 de Janeiro.
O treinador Paulo Saraiva, que regressou ao comando técnico dos “católicos”, promete lutar pelos três pontos e desforrar-se da derrota de 2017 diante dos militares da Região Sul, orientados por Mário Soares. Um encontro, que promete bons momentos de espectáculo e se espera equilibrado devido à qualidade dos plantéis. />A equipa do Cuando Cubango FC, que joga em casa arrendada, recebe o ASA, às 15h00, no Estádio dos Eucaliptos, na capital da província do Bié, Cuito, com o objectivo de conquistar os três pontos. Estas equipas, que se encontram pela primeira vez na competição, e lutam pela manutenção no campeonato.

  1º de Agosto visita amanhã Libolo

O 1º de Agosto desloca-se hoje à vila de Calulo, província do Cuanza-Sul, onde amanhã, às 15h00, defronta o Recreativo do Libolo, no jogo de cartaz de sequência da disputa da 7ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2018/2019.
Esta partida opõe a formação do Rio Seco, na primeira posição da tabela classificativa, com 14 pontos, ao Libolo no sétimo lugar com seis. Um desafio entre formações com rótulo de campeões nacionais que procuram prosseguir na senda das vitórias.
Os anfitriões não triunfam há três jornadas, tendo registado uma goleada na ronda anterior diante do FC Bravos do Maquis, na cidade do Luena. Antes já vinha de dois empates. Já os forasteiros, que apesar de terem empatado na jornada passada vinham de quatro vitórias consecutivas.
Na vila de Calulo, os militares consentiram duas derrotas, empataram em oito ocasiões e venceram uma vez.
No outro encontro da tarde, o Saurimo FC recebe o Sagrada Esperança, às 15h00, no Estádio das Mangueiras, na capital da província da Lunda-Sul, num bom jogo em perspectiva, entre conjuntos com objectivos distintos no Girabola.
No mesmo horário, na cidade de Cabinda, o Sporting enfrenta o Recreativo da Caála, no Estádio Municipal do Tafe. Um jogo de difícil prognóstico, já que as equipas encontram-se sedentas de pontos e começaram titubeantes a competição.
A partida entre Petro de Luanda e FC Bravos do Maquis, inicialmente agendada para hoje, às 17h30, no Estádio Nacional 11 de Novembro, foi remarcada para dia 26 deste mês, devido ao engajamento dos tricolores nas Afrotaças.

Tempo

Multimédia