Desporto

Desporto universitário discutido em reunião

Teresa Luís |

O estado actual do desporto universitário e a elaboração de um documento legislativo, visando o aumento do número de atletas nas universidades, são os temas a serem abordados hoje, no encontro marcado para as 14h00, entre as ministras da Juventude e Desporto, Ana Paula Sacramento, e  do Ensino Superior,  Maria Sambo.

Ministra da Juventude e Desportos aborda homóloga
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

A reunião que vai decorrer numa das salas do Minjud deve contar também com a presença do presidente da Federação Angolana dos Desportos Universitários (Fandu Carlos Rosa Lopes. O estado das instalações desportivas e a aproximação da Fandu com os órgãos regionais também vai merecer a atenção das ministras.
Durante o encontro, Carlos Rosa Lopes vai fazer um balanço da época. O número de atletas inscritos e as modalidades que atraem mais praticantes seguramente também vão ser aclarados. No ano passado, o Instituto Superior Politécnico de Ciências e Tecnologias (Isptec) e a Universidade Gregório Semedo (UGS) venceram cada dois campeonatos  dos oito organizados pela Federação.

Aumento de provas
A Fandu registou o aumento de mais uma prova e a entrada de duas instituições do Ensino Superior, mas  assinalou a ausência das Faculdades de Medicina, Economia e Engenharia da Universidade Agostinho Neto, ao passo que a Técnica (Utanga) voltou a competir.
O ano também ficou marcado por alguns constrangimentos, sobretudo a falta de instalações desportivas. Isptec, Universidade Metodista e o Piaget são as instituições que têm estruturas para a prática do desporto.

Tempo

Multimédia