Desporto

Dois angolanos na lista dos pré-seleccionados

António Cristóvão

O árbitro Hélder Martins e o assistente Jerson Emiliano dos Santos foram pré-seleccionados pela Confederação Africana de Futebol (CAF), para a fase final da 32ª edição da Taça de África das Nações (CAN), a ser disputada de 21 de Junho a 19 de Julho, no Egipto.

Hélder Martins foi indicado
Fotografia: M.Machangongo| Edições Novembro

Os angolanos integram uma lista de 56 árbitros escolhidos pela CAF, para um curso de preparação a ter lugar de 28 deste mês a 5 de Maio, na cidade de Rabat, Marrocos.
Hélder Martins e Jerson Emiliano seguem para a capital marroquina no dia 26 do corrente. 
Este é o segundo teste de aptidão, já que o terceiro e último para a definição dos árbitros e os assistentes realiza-se no mês de Maio, no palco da competição africana, com realce para a avaliação da condição física, prova escrita e um seminário sobre o Árbitro Assistente Vídeo (VAR sigla em inglês).
Hélder Martins e Jerson Emiliano regressaram ontem à tarde a Luanda, provenientes da cidade de Suez, onde apitaram no domingo o desafio entre Zamalek e Hassania Agadir (Marrocos), por 1-0, no Estádio do Exército, na cidade egípcia de Suez, em jogo dos quartos-de-final da Taça Nelson Mandela. Ivanildo Lopes foi o quarto árbitro do desafio.
Hélder Martins estreou-se a apitar numa fase final do CAN, em 2010, disputado em Angola, seguindo-se a participação no CHAN (para atletas que jogam nas provas dos respectivos países), no Sudão, em 2011. Depois da prova no Sudão, o angolano foi seleccionado para ajuizar os jogos da fase final do Campeonato do Mundo Sub-17, disputado no México.

Tempo

Multimédia