Desporto

Dois mil atletas correm pelo prémio Sonangol

Dois mil atletas disputam no domingo, a partir das 8h00, a 11ª edição do Grande Prémio Sonangol em atletismo, em ambos os sexos, revelou o porta-voz da competição, Domingos Castro, numa conferência de imprensa realizada ontem.

Corredores em ambos os sexos disputam 15 quilómetros
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Durante o encontro com os jornalistas, realizado numa unidade hoteleira em Luanda, o responsável explicou que a corrida nas categorias de federados terá um percurso de 15 quilómetros. Na corrida da família, a ser disputada por pessoas interessadas, vetera-nos e trabalhadores, cujo fito é sem cariz competitivo, correm cinco quilómetros.
Segundo Domingos Castro, cada prova terá a participação de mil atletas. Em relação aos prémios, o porta-voz da competição afirmou que, na presente edição, a comissão organizadora vai premiar até ao 10º classificado nas duas classes. Na categoria de federados, o valor do prémio vai de 300 a 20 mil kwanzas, e no da família, de 200 a 10.
Segundo o director da corrida, Pinto Diogo, a prova arranca pontualmente às 8h00. Sobre o regulamento o director assegurou: “se os participantes não cumprirem com as normas básicas serão desqualificados.”
“Vamos ter júri de apelo constituído por cinco elementos e fiscais ao longo do trajecto para orientar os atletas. Deste modo, os fundistas vão cumprir os princípios jurídicos”, alertou. Quanto ao abastecimento, disse: “vamos tê-los a cada dois quilómetros.”
O Grande Prémio com partida e chegada na sede da instituição petrolífera é uma parceria entre a MRD Investiment e a Federação Angolana da modalidade (FAA) e conta com a colaboração da Polícia Nacional, Serviço de Protecção Civil e Bombeiros e Emergências Médicas.

Tempo

Multimédia