Desporto

Duelo entre equipas rivais abre provincial luandense

1º de Agosto e Petro disputam, quinta-feira próxima, às 18h00 na quadra de jogos do Quartel -General do Exército (ex-RI-20), a partida de maior destaque da primeira jornada do Campeonato Provincial de andebol de Luanda, em seniores femininos.

Campeonato provincial começa com partida aliciante
Fotografia: M.Machangongo | Edições Novembro

Um mês depois da vitória petrolífera, por 21-19, na Supertaça Francisco Almeida, prevê-se muito equilíbrio entre as duas formações que vão representar o país no Campeonato de África dos Clubes Vencedores das Taças, que decorre de 13 a 24 de Abril, no Cairo, Egipto.
Do lado das anfitriãs, o dinamarquês Morten Soubak deverá contar com o regresso da pivô Liliana Venâncio, que se junta à recém integrada meia - distância Wuta Dombaxe, aumentando o leque de opções da formação militar, que não pode contar com os préstimos de Natália Bernardo, nem de Juliana Machado.
A menos de um mês da competição internacional, cujo título está em sua posse, as actuais campeãs nacionais e continentais entram motivadas para o Campeonato Provincial, fruto da recente vitória no Torneio “Março Mulher”.
No Catetão, digerida a derrota diante do Progresso, as petrolíferas preparam cuidadosamente o regresso às competições africanas, precisamente numa prova onde venceram todas as edições em que tomaram parte, desde 2008 até 2015.
As juniores, Emingarda Ferreira e Ilódia Joaquim, devem substituir a meia-distância esquerda, Manuela Paulino e a ponta direita, Natália Kamalândua, ausentes desde o jogo contra a formação militar, correspondente ao torneio de Abertura, disputado no ano passado. Noutras partidas, a estreante Epal visita a Marinha de Guerra, num prélio onde as marinheiras são claramente favoritas.  ASA e Progresso protagonizam outro duelo onde o equilíbrio deve imperar, apesar de ligeiro favoritismo das sambilas. 
Na segunda jornada, o Petro recebe o ASA, enquanto o 1º de Agosto defronta a Marinha de Guerra. Os jogos são importantes para conferir rodagem competitiva aos representantes angolanos nas competições africanas, numa altura em que disputaram menos de dez partidas oficiais.   
Em masculinos, na sexta-feira, o Petro recebe o 1º de Agosto, na quadra do Catetão, enquanto a Marinha de Guerra visita o Interclube, no pavilhão anexo número 2 da Cidadela Desportiva. O Exército folga, na jornada inaugural, por força do calendário. Militares e polícias enfrentam-se somente na quarta jornada, num jogo também muito aguardado, depois do triunfo dos comandados de Victor Tchicolaév, na Supertaça Francisco de Almeida.
Os campeonatos provinciais, em ambas classes, jogam-se no sistema de todos contra todos, a duas voltas, na primeira fase. A seguir, os quatro melhor colocados disputam a meia-final, em sistema cruzado, com o líder a defrontar o quarto classificado, enquanto o segundo e o terceiro discutem a segunda vaga. A final será jogada a melhor de três jogos.

Tempo

Multimédia