Desporto

Edith Bunga regressa às Pérolas de África

Teresa Luís

O regresso da pivô do Progresso Sambizanga, Edith Bunga é a novidade da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina de andebol, divulgada no sábado, visando a disputa do torneio pré-competitivo na Dinamarca, no quadro da preparação para o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Jogadora do Progresso entra nas escolhas do seleccionador
Fotografia: Contreiras Pipa | Edições Novembro

A prestação da jogadora na Taça dos Vencedores das Taças, ao serviço do Petro de Luanda, onde sagrou-se campeã, e no nacional pode ter influenciado a sua chamada pelo seleccionador Morten Soubak.
A última chamada da andebolista foi em 2012, aquando da disputa dos Jogos Olímpicos de Londres. Na época o “sete” nacional era orientado por Vivaldo Eduardo. Embora não estivesse inscrita, a atleta formada no ASA integrou o grupo.
Outra novidade da convocatória é a estreia da ponta esquerda do 1º de Agosto,  Claudete José. Com as ausências de Carolina Morais e Iracelma Silva, a atleta de 20 anos está a ser lançada por Soubak.  Com dez jogadoras, o 1º de Agosto domina a convocatória, seguido pelo Petro com menos cinco, e Progresso Sambizanga com uma.
Teresa Almeida “Bá” e Swely Simão (guarda-redes), Isabel Guialo, Magda Cazanga, Joana Costa, Aznaide Carlos e Wuta Dombaxi (meia-distâncias), Helena Paulo, Dalva Perez e Vilma Neganga (centrais), Claudete José, Elizabeth Cailo e Janeth Santos (pontas), Albertina Kassoma, Edith Bunga e Liliana Venâncio  (pivôs) são as jogadoras convocadas pelo técnico Morten Soubak.
Na mesma senda, a equipa juvenil de andebol do 1º de Agosto viajou sábado para a Polónia, palco do Campeonato do Mundo de cadetes, em representação do combinado nacional da categoria.

Tempo

Multimédia