Desporto

Educação física junta ministérios

O monitoramento da prática da educação física nas instituições do Ensino Superior, a promoção do desporto dentro das universidades e a criação de espaços que possibilitem a construção de instalações desportivas são as conclusões do encontro entre as ministras Ana Paula Sacramento e Maria do Rosário Sambo.

Prática desportiva nas universidades foi debatida
Fotografia: José Soares| Edições Novembro


A reunião  decorreu numa das salas do Ministério da Juventude e Desportos, contou   com a presença do presidente da Federação Angolana dos Desportos Universitários, Carlos Lopes. A garantia da formação especializada complementar de curta  duração dos agentes  desportivos  envolvidos  nas actividades  do desporto  universitário, nomeadamente professores  de educação física, treinadores, árbitros e dirigentes é referida no comunicado final.
As ministras concluíram ser da responsabilidade da Federação Angolana dos Desportos Universitários organizar, gerir  e realizar as actividades nas suas diferentes fases e níveis. \\\"A Federação deve trabalhar com as instituições  do ensino superior, cuja  relevância é reconhecida por lei\\\".
Por outro lado, os dirigentes federativos declararam que os dois ministérios (Desportos e Ensino Superior) devem trabalhar em conjunto, para a regulação da prática da educação física nas instituições de Ensino Superior. 

Tempo

Multimédia