Desporto

Equipa sem adeptos na cidade de Harare

António de Brito

Apesar de ter conquistado na edição passada a Liga Zimbabweana, o FC Platinum não goza da simpatia dos adeptos do futebol. Na cidade de Harare, os "media" locais não destacam o jogo do campeão nas Afrotaças, frente à equipa angolana.

No Zimbabwe, de uma forma geral, a primazia recai para o Dynamos do Zimbabwe, Caps United e Highellenders, formações com mais títulos conquistados.“ O Platinum não tem aceitação em Harare. Os adeptos locais gostam mais do Dynamos, do United e do Highellenders”, disse ao Jornal de Angola Kebbo Mateba, adepto do Haracity FC, após a última sessão de treinos da formação militar, realizada ontem em Harare.

Junildy Borges, jogador angolano do Yadahfs FC da I Divisão do Zimbabwe, diz que o Platinum não é uma referência, mas acabou por surpreender os adeptos com a conquista do título. “Ninguém previa que o Platinum ia vencer o campeonato. Até hoje as pessoas continuam a não acreditar, mas a realidade é esta. 

Em Zvishavane, o Platinum é muito querido. Com o título ganho passou a ter mais adeptos”, disse, para acrescentar que o Platinum é uma equipa estável do ponto de vista financeiro. A região de Midlands dispõe de muitos recursos mineiros, como  diamantes, ouro e cobre.

Na cidade de Svisahane, a crença numa reviravolta é grande. Apesar da desvantagem de três golos,  a equipa crê que amanhã pode mudar o rumo dos acontecimentos, tal como os seus adeptos que, certamente, vão lotar por completo o Estádio Mandava.

Tempo

Multimédia