Desporto

Equipas esboçam tácticas para os quartos-de-final

Anaximandro Magalhães

As oito equipas envolvidas na disputa dos quartos-de-final da 40.º edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol esboçam hoje, em dupla sessão de treinos, manhã e tarde, os últimos detalhes tácticos tendo em vista o arranque amanhã, da série de partidas, a melhor de três.

 

1º de Agosto e Petro podem cruzar na próxima fase da prova
Fotografia: M. Machangongo| Edições Novembro

Com todas as partidas agendadas para as 18h00, o cartaz da etapa intermédia da prova reserva o 1.º de Agosto - Helmarc Academia, no Pavilhão Victorino Cunha, Petro de Luanda - Universidade Lusíada, no Multiusos do Kilamba. 

Os jogos de maior cartaz dos quartos-de-final opõe o Sport Libolo e Benfica ao Desportivo da Marinha, encontro marcado para o Pavilhão Dream Space. E Interclube - ASA, no 28 de Fevereiro. 

Nesta fase do campeonato, as equipas aprimoram ainda, nos respectivos campos,  a vertente técnica. No conteúdo táctico a atenção maior é dada ao aprimoramento dos ataques cinco contra cinco com circulação de bola rápida, com dois a três dribles no mínimo.

Movimentação do esférico entre os três sectores, passe, bloqueio, demarcação, e lançamentos são algumas das recomendações deixadas pelos técnicos que têm sido bastante interventivos em relação ao posicionamento táctico dos seus atletas.

Antes, os atletas ficam a cargo dos preparadores para potenciamento dos índices físicos. Força, velocidade, resistência, coordenação motora, flexibilidade e corridas são alguns dos pormenores. Antes de terminar o apresto, os integrantes dos respectivos plantéis realizam um jogo treino para os técnicos aferirem o grau de assimilação dos pormenores exercitados.

 


Tempo

Multimédia