Desporto

Estreante Helena Sousa quer ser titular no CAN

Teresa Luís

Conquistar a titularidade, na baliza da Selecção Nacional é o objectivo de Helena Sousa, guarda-redes, de 24 anos, 1,96 de altura e 88 quilos, que disputa pela primeira vez o Campeonato Africano das Nações (CAN), em andebol sénior feminino, a decorrer de 2 a 12 de Dezembro, no Congo Brazzaville.

Fotografia: DR

Em declarações ao Jornal de Angola, a atleta com quatro internacionalizações pelo “sete” nacional, admitiu que o posto é muito concorrido, por estarem convocadas três guarda-redes, entre as quais duas do topo.
“Teresa Almeida e Cristina Branca são experientes nesta posição, e com créditos firmados. Mas com muito trabalho e empenho da minha parte também posso assumir a titularidade. Estou a treinar para isso”,destacou.
Em relação às expectativas no CAN, Helena Sousa fez saber que o mais importante é ajudar o grupo na conquista do 13º título africano: “e assegurar o meu lugar, de modo a ser convocada nas próximas empreitadas”.
Quanto à preparação em Luanda e o estágio na Holanda, a guarda-redes realçou que na capital angolana os treinos decorreram sem sobressaltos, mas em solo holandês a principal dificuldade está relacionada com o clima.
“Trabalhámos muito na Cidadela, com maior incidência sobre a defesa. Seguramente as outras selecções também estão a preparar-se. A nossa determinação e atitude será fundamental no palco da prova, com vista a revalidação. Tenho total confiança nas minhas colegas, estamos entrosadas. Na Holanda serão criadas as condições para suportar o frio”, concluiu.
A jogadora revelou ter recebido muitas felicitações da família e amigos, por integrar o combinado angolano.

Tempo

Multimédia