Desporto

EUA convocam pré-selecção para “atacar” Mundial FIBA

António Ferreira

As chamadas de James Harden (Houston Rockets) e Kyle Lowry (Toronto Raptors) são as principais novidades da lista de pré-seleccionados dos EUA, visando o XVIII Mundial de Basquetebol, de 30 de Agosto a 15 de Setembro, na China.

Fotografia: DR

Para o primeiro ciclo preparatório, de 5 a 9 de Agosto, em Las Vegas, o seleccionador nacional Gregg Popovich (técnico dos San Antonio Spurs) convocou vinte jogadores, cinco dos quais conquistaram a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
A preparação da selecção dos EUA inclui um prélio de exibição, dia 9 de Agosto, em Las Vegas, entre os pré-convocados. De 13 a 15 do mesmo mês montam o “quartel- general” em Los Angeles, para no dia 16, em Anaheim, medirem forças com a congénere de Espanha. A lista oficial dos 12 jogadores para o Mundial da China é anunciada no dia 17 de Agosto.
O último ciclo preparatório dos bi-campeões mundiais realiza-se em Melbourne (Austrália), com três jogos de controlo contra a Austrália (22 e 24) e Canadá (26). No Mundial, os EUA jogam a primeira fase no grupo “E”, na cidade de Xangai, com a República Checa, adversária de estreia a 1 de Setembro, Turquia (3) e Japão (5).
Gregg Popovich, que treina pela primeira vez a Selecção dos EUA, chamou vinte (20) jogadores, dezoito dos quais já vestiram a camisola nacional. Eric Gordon e Kevin Love conquistaram a medalha de ouro no Mundial 2010, enquanto Anthony Davis, Andre Drummond e James Harden fizeram-no em 2014. O grupo também inclui cinco campeões olímpicos, nomeadamente Davis, Harden, Love (2012), Harrison Barnes e Kyle Lowry (2016). Eis os pré-seleccionbados: Harrison Barnes, Bradley Beal, Anthony Davis, Eric Gordon, James Harden, Tobias Harris, Damian Lillard, Brook Lopez, Kevin Love, CJ McCollum, Khris Middleton, Jayson Tatum, PJ Tucker, Andre Drummond, Kyle Kuzma, Kyle Lowry, Paul Millsap, Donovan Mitchell, Myles Turner e Kemba Walker.
Os 20 jogadores convocados representam dezasseis equipas da NBA. A lista inclui 11 dos 50 melhores marcadores da NBA durante a temporada regular de 2018-19.

Tempo

Multimédia