Desporto

Eugénio Campos disputa Taça das Confederações

O Mestre Internacional an-golano, Eugénio Campos, participa desde hoje a 15 de Dezembro na I edição Taça das Confederações de Xadrez para Deficientes Físicos, que se disputa em Ankara, Turquia, com o patrocínio da Saham Angola Seguros, S. A.

Mestre Internacional participa em torneio para deficientes
Fotografia: Edições Novembro

Eugénio Campos, seleccionado pela Federação Africana da modalidade, com um Elo de 2259, jogará no primeiro tabuleiro de África, secundado pelos egípcios Zabeib Mohamed (2115) e Mohamed Helmy Masood (1847), enquanto o tunisino Mohamed Taha Khabou (1426) ocupa o quarto tabuleiro, e o zambiano Tambuzhai Kadilamwando é suplente, e não tem Elo.
Segundo o vice-presidente da Confederação Africana de Xadrez (ACC, na sigla em inglês), Bernard Wanjala, os critérios de selecção tiverem em conta, em primeiro lugar, estar inscrito numa federação nacional do continente, possuir alguma deficiência, maior Elo, resultados em torneios anteriores e, por último, a experiência internacional.
António Assis, vice-presidente da Federação Angolana de Xadrez (FAX), acompanha o xadrezista. Os dois partiram ontem do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, via Cidade do Cabo, para a Turquia.
A prova será disputada no sistema de todos contra todos (Round Robin) por equipas e jogada de acordo com as regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em francês). Cada jogador dispõe de 90 minutos, com incremento de 30 segundos por movimento efectuado desde o primeiro lance e mais 15 minutos para concluir a partida.
A prova será dirigida por Ozgur Solakoglu.

Tempo

Multimédia