Desporto

FAF aborda plano FIFA Covid-19 com a imprensa

A Federação Angolana de Futebol (FAF) realiza, nesta terça-feira, às 11h00, uma conferência de imprensa na Urbanização Nova Vida, em Luanda, para explicar o plano de assistência da instituição que rege o futebol mundial, denominado 'FIFA Covid-19', que visa o alívio do impacto financeiro da pandemia.

Presidente da FAF, Artur de Almeida e Silva.
Fotografia: DR

A informação vem expressa num comunicado de imprensa a que o Jornal de Angola teve acesso, assinado pelo director de Marketing, Comunicação e Imagem da FAF, António Muachilela.

Durante o encontro com a imprensa, o presidente da FAF, Artur de Almeida e Silva, vai aclarar também a antecipação da dotação financeira anual para as distintas federações nacionais, efectuada pela Confederação Africana de Futebol (CAF), no quadro da mitigação dos efeitos da Covid-19. O JA apurou que todas as federações receberam da FIFA um milhão de dólares , repartido em duas parcelas, 500 mil no mês de Janeiro, e o segundo desembolso foi feito em Julho.

O plano inovador de alívio da Covid-19 da FIFA foi aprovado em 25 de Junho, pelo Conselho Executivo da entidade. No final do mês passado, o sítio electrónico da FIFA anunciou a entrega de 1,5 bilião de dólares para a sociedade futebolística mundial, incluindo o futebol profissional masculino e o feminino, através de um processo de doações e empréstimos acordados sob sólidas formalidades.

Deste montante, cada Federação Nacional vai beneficiar um milhão de dólares, para a protecção e recomeço das actividades da modalidade. Além daquele valor, a FIFA adicionou especificamente para o futebol feminino 500 mil dólares, durante a fase da pandemia da Covid-19. O valor total será disponibilizado até Janeiro de 2021.

Tempo

Multimédia