Desporto

Federação Angolana de basquetebol: Ausência de membros adia reunião de empossamento

Melo Clemente

A indisponibilidade dos membros eleitos para integrar a Comissão Eleitoral para a renovação de mandatos na Federação Angolana de Basquetebol (FAB) obrigou o cancelamento do encontro, inicialmente previsto para ontem, com a Comissão de Gestão “ad hoc” da instituição, liderada por Gustavo da Conceição, que culminaria com a tomada de posse daquela comissão.

Anselmo Monteiro garante que o encontro vai acontecer ainda no decorrer desta semana
Fotografia: DR


O facto foi revelado, ontem, ao Jornal de Angola, por Anselmo Monteiro, membro da Comissão de Gestão “ad hoc” e porta-voz da última Assembleia-Geral da FAB, que nomeou o órgão que vai conduzir o processo eleitoral, marcado para o dia 22 de Novembro do ano em curso.
“Infelizmente, por indisponibilidade dos três membros eleitos para assumirem a Comissão Eleitoral, o encontro que estava marcado para hoje (ontem), para a devida concertação e, consequentemente, a tomada de posse foi adiada 'sine die'”, lamentou Anselmo Monteiro.

Aquele responsável assegurou, por outro lado, que o encontro de concertação deve acontecer até ao final desta semana. “Estou plenamente convencido que este encontro, entre a Comissão de Gestão e os membros recentemente eleitos para liderar a Comissão Eleitoral, deverá acontecer ainda dentro desta semana. Independentemente deste encontro que foi adiado, a data da realização do pleito eleitoral mantêm-se. Portanto, assim que acontecer este encontro e a tomada de posse, eles poderão arrancar com o processo eleitoral”, asseverou o antigo presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB).

Na última Assembleia-Geral Ordinária, realizada sábado, através de videoconferência, foram eleitos Paulo Daniel, Elizabeth Pedro e Joana Raimundo para a Comissão Eleitoral, com treze votos a favor e sete contra. Os indicados pela Comissão de Gestão, nomeadamente, Adriano Nunes, Eugénio de Carvalho e Ana Van-Dúnem, foram chumbados pelos associados.
Entretanto, a constituição da população votante não foi discutida no conclave, como estava inicialmente previsto, o que tem deixado perplexa a família da “bola ao cesto”.

Em face disso, caberá à Comissão Eleitoral definir, nos próximos dias, a população votante com base na Lei das Associações Desportivas.
A conformidade, só poderão votar as associações provinciais que tenham sob tutela, no mínimo, três clubes e tenham realizado os pleitos eleitorais, sendo que as agremiações tenham participado nas provas provinciais e nacionais nos últimos dois anos.

Manuel Moreia oficializa candidatura

Manuel Moreira, um dos aspirantes ao cadeirão máximo da FAB, vai apresentar amanhã, a partir das 9h00, na Galeria dos Desportos, no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, a candidatura para o pleito eleitoral, visando o ciclo olímpico 2020/24.
De acordo com o comunicado, a que o Jornal de Angola teve acesso, assinado pelo mandatário Jorge Baptista, o pretendente ao posto de presidente de direcção da FAB vai apresentar as linhas de força do seu projecto, bem como os elementos que compõem a equipa de trabalho.

Reestruturar, formar, reconquistar juntos pelo basquetebol, juntos por Angola constitui o slogan do elenco liderado por Manuel Moreira, antigo dirigente do Progresso Associação Sambizanga e Grupo Desportivo Interclube, na área da “bola ao cesto”.
Manuel Moreira vai tornar-se no segundo aspirante a oficializar a candidatura, depois do antigo internacional angolano Jean Jacques da Conceição, há sensivelmente mês e meio.

Moniz Silva, antigo vice-presidente para o Basquetebol do 1º de Agosto, e Manuel Dokas, líder da Associação Provincial de Basquetebol de Benguela, devem formalizar nos próximos dias as respectivas candidaturas.

Tempo

Multimédia