Desporto

Federação de atletismo apresenta São Silvestre

Teresa Luís

A dois meses e meio do tiro de partida, a Federação Angolana de Atletismo (FAA), presidida por Bernardo João, apresenta a 18 do corrente, às 10h00, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, a 63ª edição da tradicional corrida São Silvestre.

A dois meses e meio da partida fundistas já preparam a prova
Fotografia: Paulo Mulaza | Edições Novembro

O estado do percurso, valor da premiação, inscrições de atletas nacionais e estrangeiros, orçamento, asseguramento e ajuizamento da prova são algumas das questões a serem abordadas no encontro.
Orçada em 54 milhões de kwanzas, mais 14 do que em 2017, a São Silvestre é disputada a 31 de Dezembro, nas ruas de Luanda, num percurso de dez quilómetros, com partida no Largo da Mutamba e chegada no Estádio Municipal dos Coqueiros.
Relativamente ao regresso de fundistas estrangeiros, recentemente, em declarações ao Jornal de Angola, Bernardo João afirmou que a federação pretende convidar atletas de outras paragens.
“Principalmente, a nível da região cinco. A nossa prova sempre foi internacional. Queremos ter a representação dos países da SADC.”
Na edição passada, Simão Manuel, fundista do 1º de Agosto venceu a corrida, com o registo de 31 minutos e 29 segundos. Em femininos, Adelaide Machado ocupou o primeiro lugar do pódio, com a marca de 36 minutos e 42 segundos.
A São Silvestre começa no Largo da Mutamba e passa pela Avenida Amílcar Cabral, Revolução de Outubro,  Ho-Chi Min, Alameda Manuel Van-Dúnem, Largo do Kinaxixi, Rua da Missão, Avenida 4 de Fevereiro, Largo do Baleizão, Rua Francisco das Necessidades e termina no Estádio Municipal dos Coqueiros.

Tempo

Multimédia