Festival infantil marca efeméride

Armindo Pereira
19 de Maio, 2017

O pavilhão Multiusos do Kilamba acolhe amanhã, a partir das 9h00, o terceiro “Festival de Mini Básquete”, em ambos os sexos, com a participação de dez equipas, uma iniciativa da Associação Provincial de Luanda (APBL), com apoio institucional da Federação.

A actividade está enquadrada nas comemorações do 87º aniversário do Dia Nacional do Basquetebol, assinalado ontem, e conta com as participação do 1º de Agosto, Interclube, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Desportivo da Banca, Vila Clotilde, Progresso Sambizanga, Desportivo do Kilamba, Desportivo do Kwanza e Ferroviário.
Em declarações ao Jornal de Angola, Gildo Lopes, coordenador da actividade, garantiu que estão criadas as condições para o arranque da actividade que junta mais de 240 crianças. Os jogos vão ser disputados no sistema de todos contra todos “no stop”, em três períodos de oito minutos cada.
“A nossa aposta é revitalizar o basquetebol nestes escalões. Este é o nosso terceiro festival este ano. A ideia é fazer no mínimo um por mês, até Dezembro. Nos últimos tempos a formação em Luanda tem vindo a ganhar corpo. Alguns dirigentes sabem da sua importância e têm acompanhado a par e passo.”
O dirigente defende que a formação, tal como nas demais modalidades, deve merecer especial atenção das entidades de direito, por ser o garante da alta competição. “Podemos depois filtrar os atletas que vão seguir para o escalão de seniores. Se a base for ampla, vamos ter qualidade no topo.”
O basquetebol mais vitorioso de África iniciou o seu percurso em Maio de 1930, altura em que pela primeira vez se disputou uma partida em Angola. De lá para cá, os 87 anos de história foram repletos de sucessos, com muitos pontos altos, sobretudo nas últimas três décadas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA