Desporto

Festival mostra várias gerações de craques

Anaximandro Magalhães

Duas gerações distintas, uma designada equipa de Lendas, integrada por antigos praticantes acima dos 40 anos, e a outra de “Rookies” (estreantes), constituída por jogadores no activo da faixa entre os 19 e 25 anos, mas ambas harmonizadas com o mesmo propósito, o basquetebol, descem hoje às 17h35, à arena do Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, onde jogam para a 3ª edição do “Pura All Star Game”,  Jogo das Estrelas.

Concurso promete emoções
Fotografia: José Soares | Edições Novembro

O encontro entre lendários e "rookies" marca o primeiro de dois dias reservados ao festival de cariz recreativo, mas com fim social. 

Sem a frescura física de outros tempos, em que proporcionaram aos amantes da modalidade, reconhecimento quase consensual, exibições de qualidade indiscutível, a equipa das Lendas, com Miguel Lutonda e Edmar Victoriano “Baduna”, como suas principais referências, vai, certamente primar por um jogo de contenção, mas privilegiando a técnica individual.

Já os “rookies”, com pulmões mais frescos, condição propiciada pela idade, decerto vão querer brindar os espectadores com o melhor do repertório individual. Glofate Buiamba e Milton Valente, os nomes mais sonantes da equipa a ser orientada por Manuel Silva “Gi”, vão contar com a colaboração de Fábio Domingos, Gilson Bango, Délcio Sebastião, Wilson Ambrósio, Aldair Carlos, Wilson Cassav, Jonatão Ndjungu, Dilson Piedade, Keven Albino, Cândido Madureira, Pascoal Konde e Gelson Varanda.

Da lista de ex-praticantes constam ainda Benjamin Ucuahamba "Avô", Benjamin Romano, Justino Victoriano “Puna”, Urbino Fonseca,  Cesaltino Reis, António Cristo “Galinha”, Honorato Troso, Luís Fernandes, Eurico Júnior e, provavelmente, Walter Costa.

Aníbal Moreira, antigo capitão da Selecção Nacional, com a qual conquistou mais de quatro Campeonatos Africanos das Nações sénior feminino (Afrobasket), orienta a equipa lendária. No intervalo, é realizado o concurso de triplos, “smashes” (afundanços) e skills (fintas). 

A actividade encerra com a disputa de uma partida entre celebridades.  De um lado estarão os amigos do humorista Calado Show e do outro os do dançarino Fábio Dance.

Para amanhã, dia de encerramento, jogam as equipas da Kianda e Matrindindi. Pelos kiandas estão convocados os norte-americanos Curtis Allen (ASA), Andre Harris (Sport Libolo e Benfica) e Emanuel Amauris “Manny Quezada” (1º de Agosto), assim como os angolanos Fidel Cabita, Aldemiro João, Armando Costa, Mohamed Malick Cissé, Eduardo Mingas, Kambuyi Pitchou (congolês democrata do Interclube), Childe Dundão, José António, Leonel Paulo, Pedro Bastos e Reggie Moore, sendo os treinadores Paulo Macedo e Manuel Silva “Pipas”.

Pelos matrindindis, orientados por Lazare Adingono e Osvaldo Fernandes “Ndinho”, vão alinhar o norte-americano, Jekel Foster (SL e Benfica) e o cabo-verdiano Sekouba Conde (Petro de Luanda), para além de Edson Ndoniema, Sebastião Quicuambi, Islando Manuel, Mutau Fonseca, José Salvador, Alexandre Jungo, Gerson Gonçalves “Lukeny”, Abou Gakou, Olímpio Cipriano, Teotónio Dó, Hermenegildo Mbunga e Benvindo Quimbamba. No final, os vencedores são agraciados com troféus.                                                                                                                    

Tempo

Multimédia