Desporto

Formação para atletas aprimora novas técnicas

Nadadores nos escalões de iniciados, juvenis, seniores, em ambos os sexos, e encarregados de educação participaram, durante três dias, em aulas de nado para aprimorar novas técnicas, na piscina de 50 metros do complexo de Alvalade.

Fotografia: Miqueias Machangongo| Edições Novembro

A formação decorreu no quadro do programa das políticas da Federação Internacional de Natação (FINA), em parceria com a angolana (FAN), virado para o apoio ao desenvolvimento da modalidade no mundo.
Com o objectivo de massificar e dar maior visibilidade as lições visaram po-
tenciar os participantes com as técnicas adequadas. Os nadadores foram avaliados com aulas teóricas e práticas durante duas horas por dia, e com provas de 50 metros livres, costas, mariposa, bruços, saltos e viragens. As equipas da Academia Desportiva Escolar Olímpica da Anunciação, os clubes Nossa Senhora da Anunciação e 1º de Agosto também participaram no curso. O especialista e professor norte-americano Rick Po-wers, credenciado pela FINA, foi o prelector com supervisão da FAN.
Segundo o órgão reitor da modalidade, Rick Powers possui categoria de nível 5, e tem realizado formações em vários país. Recentemente, o professor dirigiu lições de nível II para treinadores e atletas de clubes e escolas de Luanda.
Ontem, a FAN realizou uma sessão de aula colectiva, na piscina do Hotel Ekuikui I, na província do Huambo, sob o lema "Natação para todas as idades".

Tempo

Multimédia