Desporto

Fórmula 3 passa a ser corrida de suporte

A Liberty Media já tinha pedido e, agora, a FIA anunciou que, a partir de 2019, a Fórmula 3 vai passar a ser categoria de suporte da Fórmula 1, substituindo a GP3 e a Fórmula 3 europeia. Ou seja, no mesmo fim de semana, teremos F1, F2 e F3.

Fotografia: DR

Alguns pormenores ainda não são conhecidos, mas aponta-se a um limite de 30 pilotos, com duas corridas por fim de semana e com nove a dez fins de semana de competição. Os monolugares serão totalmente novos e serão anunciados, em breve, numa colaboração da FIA com a F1. No entanto, já se sabe que os novos monolugares vão ter o Halo, assim como mais sistemas de protecção.
“A FIA está a redefinir a pirâmide das corridas de monolugares, e a criação deste novo campeonato de Fórmula 3 é um passo muito importante a este nível, porque coloca as três mais importantes competições na mesma plataforma. Isto representa grandes vantagens, quer para os adeptos, quer para os pilotos”, comentou Stefano Domenicali.
“Um dos nossos objectivos é proporcionar o máximo espectáculo possível aos nossos adeptos com a Fórmula 1, mas também que eles possam descobrir os próximos talentos do desporto motorizado. Como tal, estamos muito satisfeitos por poder receber este novo campeonato. A partir de 2019, daremos mais um passo, com os melhores pilotos das categorias nacionais e regionais a poderem correr nos principais circuitos internacionais, e ao lado dos grandes nomes da Fórmula 1”, disse Ross Brawn.

Tempo

Multimédia