Desporto

1º de Agosto domina a lista de nomeados

António Cristóvão |

Os jogadores e a equipa do 1º de Agosto dominam a lista de 12 das 13 categorias para distinção da pimeira Gala FAF “Prémios de Futebol Palancas Negras”, que se realiza no próximo dia 16 de Dezembro, às 19h00, no Centro de Conferências de Belas (CCB), no município de Belas, em Luanda.

Membros da direcção da Federação de Futebol durante a apresentação do corpo de jurados
Fotografia: João Gomes | Edições Novembro

Na categoria de equipa ideal, os “militares” forneceram 9 jogadores, contra 6 do Petro de Luanda, 4 do Interclube, 2 do 1.º de Maio, Progresso Sambizanga e Kabuscorp do Palanca, enquanto o Sagrada Esperança e o Recreativo da Caála surgem com um cada.
Para Jogador do Ano, o corpo de jurados propôs apenas três atletas, sendo que o 1.º de Agosto apresenta Bobó e Geraldo, enquanto o Petro tem como candidato Tiago Azulão. Na distinção de Jogador Revelação, Chow, do Rio Seco, disputa com Kaporal (1.º de Maio) e Vá (Progresso Sambizanga).
O técnicoDragan Jovic, do 1.º de Agosto, discute o prémio de melhor treinador do ano com Roberto Bianchi (Petro de Luanda) e Agostinho Tramagal (1.º de Maio).
Os “militares” surgem também com Carlos Hendrick na distinção de dirigentes do ano, com oposição de Tomás Faria (Petro de Luanda) e Osvaldo Van-Dúnem (Sagrada Esperança).
Para melhor claque, os karagós (denominação do grupo organizado de apoiantes do 1.º de Agosto) concorrem com os homólogos do Petro de Luanda e Kabuscorp do Palanca.  A equipa do Rio Seco, Academia de Futebol de Angola (AFA) e Académica do Lobito disputam o troféu de melhor escola de formação. 1.º de Agosto, Petro de Luanda e Sagrada Esperança também concorrem para a distinção de melhor clube.
Gerson, do Petro de Luanda, Neblu (Interclube) e Yuri de Melo (Académica do Lobito) pelejam para o prémio de melhor guarda-redes da 39ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da Primeira Divisão, Girabola Zap.   
No dia 15 de Dezembro, à tarde, o Comité Organizador da Gala FAF realiza uma conferência de imprensa no Hotel de Convenções de Talatona Angola (HCTA), para anunciar a chegada de algumas personalidades convidadas, com realce para Gianni Infantino, presidente da FIFA, e Ahmed Ahmed (presidente da CAF). 
Dos outros convidados saltam também à vista Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Nunes Gomes e Diego Maradona. 
Os concorrentes das 13 categorias foram escolhidos pelo corpo de jurados, liderado por Manecas Leitão (presidente), Carlos Pacavira (vice-presidente) e os membros Jurema Rodrigues, Miller Gomes, Alcebíades Maieco, Dinho Soares, Pedro Godinho e António Alegre.
O júri do evento foi apresentado, terça-feira, no Centro de  Imprensa Aníbal de Melo. O evento vai ser transmitido, às 21h00, pela Televisão Pública de Angola (TPA). 
Na terça-feira, durante a conferência de imprensa realizada no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, Daniel Mendes, do Grupo Mener, garantiu que todas as condições foram criadas para a cerimónia. “Estamos a trabalhar para que seja um sucesso, porque queremos que os concorrentes possam ser reconhecidos pela sua actividade”, declarou no encontro.
O responsável pela produção da Gala FAF fez saber que vão ser homenageados também  alguns antigos futebolistas nacionais, mas escusou-se em avançar os nomes. 
Dealdino Balombo, vice-presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF) para a organização, disse na conferência de imprensa que a data da segunda edição da Gala FAF pode ser alterada.
“Este acto que se realiza em Dezembro, pode ser que a próxima edição não aconteça em Dezembro. Temos de ter isto em consideração. Estamos no processo de estudo do início da nossa época desportiva, para alterar o nosso período de competição devido aos compromissos internacionais”, destacou. 
O prémio “Palancas Negras'2017” em futebol visa distinguir os agentes e instituições, que se destacaram ao longo da época desportiva, que iniciou no dia 4 de Fevereiro e fechou a 11 de Novembro, com a disputa da final da Taça de Angola.
A primeira edição da Gala FAF, com produção do Grupo Mener, foi apresentada no dia 11 de Outubro, na Sala de Convenções da Galeria Nacional dos Desportos, no distrito urbano do Rangel, em Luanda, em conferência de imprensa.

Tempo

Multimédia