Desporto

Adeptos e turistas invadem Moscovo

Amândio Clemente | Moscovo

Adeptos do futebol do mundo inteiro invadem a capital da Rússia, Moscovo. Provenientes de vários continentes, a cidade está em efervescência, principalmente o aeroporto internacional Medevedovo, local de desembarque quer das selecções participantes na competição, como dos turistas e adeptos que chegam para assistir os jogos.

Este será um dos cenários frequentes durante a prova
Fotografia: DR

Adeptos de todos os quadrantes calcorreiam o aeroporto e a cidade de Moscovo. Muitos estão apenas em trânsito para as cidades onde as suas selecções vão disputar os jogos. O avião que me levou a Moscovo a partir de Lisboa é um exemplo disto. Ouviam-se várias línguas, o espanhol e o português eram as mais faladas, mas entre os passageiros havia também árabes e africanos, como tunisinos e marroquinos. Apesar de Angola não estar presente na competição, no voo havia cerca de uma dezena de angolanos, onde me incluo, com a sua forma característica de ser, esbanjando alegria e muito humor. Mas, os adeptos da América Latina davam goleada numérica. Brasileiros, mexicanos, argentinos e até peruanos estavam em maioria e abafavam as conversas. É claro que também estavam lá os portugueses, que sonham com a glória neste campeonato do Mundo.
Enfim, Moscovo transformou-se num ponto de partida para outras regiões da Rússia, tal como o meu companheiro de fila no avião. O Jesus, peruano que saiu dos Estados Unidos, acompanhado pela, esposa, para acompanhar a selecção do seu país e conhecer um pouco deste grande país do leste europeu.

Tempo

Multimédia