Desporto

Angola perde uma posição

António Cristóvão |

A Selecção Nacional de Sub-17 de futebol conquistou ontem a medalha de prata, após derrota diante da congénere do Zimbabwe, por 0-1, após prolongamento, Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda, em jogo da final do torneio da VII edição dos Jogos da Juventude Sub-20 da Região 5 da União Africana (AUSC).

Diferença de estatura e idade pesou no desaire da Selecção Nacional frente ao Zimbabwe
Fotografia: M. Machangongo

O dianteiro zimbabweano Chivanga Anelka apontou o tento solitário da partida, aos seis minutos do prolongamento, depois de igualdade sem golos no tempo regulamentar.
Com este resultado, Angola ocupou a quarta posição do quadro geral de medalhas dos Jogos da Juventude Sub-20 da Região 5, com 12 de ouro, oito de prata e 11 de bronze.
Durante o tempo regulamentar, as duas equipas nacionais proporcionaram bom espectáculo, mas o Zimbabwe criou e desperdiçou as melhores oportunidades para marcar. O guarda-redes Nsesani foi uma das peças fundamentais da Selecção Nacional, evitando em várias ocasiões a violação das suas redes, superando alguns embaraços da organização defensiva dos seus companheiros.
Apesar da diferença de idade, entre as duas equipas nacionais, os angolanos conseguiram suportar os adversários. Mas, no prolongamento, os pupilos de Simão “Languinha” quebraram fisicamente.
O técnico Simão “Languinha” reconheceu a derrota diante de um conjunto mais forte fisicamente. “Penso que foi um jogo equilibrado. O grupo ressentiu-se no aspecto físico, e foi aí onde ficou decidido o resultado do jogo” disse à Comunicação Social.
Nas meias-finais, disputadas sexta-feira à tarde, a equipa nacional ganhou a similar da Zâmbia, por 5-4, no Estádio Municipal dos Coqueiros, após a marcação de pontapés de grandes penalidades, depois de igualdade a uma bola no tempo regulamentar.
No sector feminino, Angola goleou sábado à tarde a similar do Zimbabwe, por 4-0, no Estádio Nacional 11 de Novembro, em jogo de decisão do terceiro lugar da tabela classificativa do torneio.
Na primeira fase do torneio, as angolanas triunfaram, segunda-feira passada, sobre o Zimbabwe, por 2-0, também no Estádio Nacional 11 de Novembro. No mesmo recinto desportivo do município de Belas, a selecção da África do Sul venceu no sábado à noite o torneio feminino, ao golear a congénere da Namíbia, por 5-0.

Tempo

Multimédia