Desporto

Benfica e Sporting olham para o topo

Chegou o dia do grande jogo da jornada 16 da Liga NOS de Portugal. O Benfica recebe hoje o Sporting, a partir das 22h30, num duelo que se prevê quente e disputado, bem à imagem da história dos dérbis.

Tetracampeões aproveitam o clássico para reforçar a união
Fotografia: Francisco Leong | AFP

Os leões estão no segundo lugar da tabela, com os mesmos 39 pontos do líder FC Porto, e têm mais três do que as águias, que ocupam o terceiro lugar.
As equipas chegam a este jogo vindas de sensações opostas: enquanto o Sporting garantiu no último compromisso de 2017 a passagem à “final four” da Taça CTT, o Benfica jogou em Setúbal com o destino já traçado na prova: a eliminação.
De resto, esta tem sido uma temporada irregular nas águias. Apesar de estarem na luta pelo campeonato, foram afastadas de todas as outras provas. Por seu lado, os leões figuram ainda nas taças nacionais e na Liga Europa.
Vantagem das águias
Houve já 300 jogos entre as duas formações, sendo que o Benfica ganhou 130 e o Sporting 100. O último jogo na Luz foi a 11 de Dezembro de 2016 e sorriu à equipa da casa, por 2-1. Já depois disso, as equipas encontraram-se em Alvalade e houve empate a um golo.
De regresso a Portugal, após uma passagem pelo Sfaxien, da Tunísia, mas se manteve atento à Liga NOS, o treinador José Mota acredita que o Sporting parte mais forte para o dérbi.
"É preciso perceber que, nestas circunstâncias, se o Benfica perder fica a seis pontos do Sporting e, possivelmente, do FC Porto também. E seis pontos começa a ser uma grande diferença pontual. Penso que neste momento o Sporting é uma equipa que está mais confortável, porque tem tido melhores resultados", referiu o treinador.

Tempo

Multimédia