Desporto

Colossos do continente abrem ronda de decisões

António Cristóvão

A quinta e penúltima jornada da fase de grupos da 22.ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de Futebol começa a ser jogada sexta-feira, com o cartaz a opor dois colossos do continente, Esperance de Túnis e Ahly, do Egipto, em desafio referente ao Grupo A.

Na primeira volta da fase de grupos as duas formações árabes empataram sem golos
Fotografia: DR

Entente Sportive Setifienne (Argélia) - TP Mazembe (República Democrática do Congo (RDC) para o B, também testam aptidões.
O Esperance, primeiro classificado do Grupo A, com dez pontos, defronta  o Al Ahly (2.º/07), às 20h00, no Estádio Olímpico 7 de Novembro Radès, na cidade de Tunis.
Os tunisinos precisam de um empate para consolidar a liderança da série e se qualificarem às meias-finais da prova, enquanto os egípcios dependem de si para chegarem à outra fase. Por isso, antevê-se um desafio equilibrado e de difícil prognóstico.  
No primeiro turno, tunisinos e egípcios empataram sem golos, no dia 4 de Maio, no Estádio Borg El Arab, em Alexandria.
Para a mesma ronda do grupo, Kampala City Council FC (3.º/03) e Township Rollers FC (4.º/03) medem forças no sábado, às 16h00, no Estádio Nacional Mandela, na cidade de Kampala, Uganda.
Noutro desafio de destaque da jornada, mas para a série B, o TP Mazembe, primeiro classificado com dez pontos, desloca-se ao Estádio 8 de Maio 45, onde defronta o Entente Sportive Setifienne (3.º/04), às 20h00, na cidade de Setif, Argélia.
Na primeira-mão, os congoleses democratas derrotaram os argelinos, por 4-1, na cidade de Lubumbashi, RDC.
Para a mesma série, Difaâ Hassani El Jadidi (4.º/02) e Mouloudia Club D'Argel (2.º/05) medem forças no sábado, às 19h00, no Estádio M'hamed El Abdi, na cidade de Jadida (Marrocos).
No Grupo C, o Wydad Athletic Club (1º/08) recebe o Mamelodi Sundowns (2.º/05) na sexta-feira, às 19h00, no Estádio do Complexo V, na cidade marroquina de Casablanca.
Para o encerramento da jornada, Horoya AC (Guiné Conakri) e AS Togo Port de Lomé defrontam-se na sexta-feira, às 16h00, no Estádio 28 de Setembro, na cidade de Conakry.  
A Liga dos Clubes Campeões disputa-se no sistema de todos contra todos, apurando-se para as meias-finais os dois primeiros classificados dos quatro grupos.  A fase de grupos, encerra a 28 deste mês com os desafios da sexta e última jornada.     

Sorteio
O sorteio dos quartos-de-final da Liga dos Clubes Campeões realiza-se a 3 de Setembro, na cidade do Cairo, Egipto. As partidas da primeira-mão disputam-se a 14 de Setembro e as da segunda a 21 do referido mês.
Dia 2 e 23 de Outubro está reservada à disputa da primeira e segunda-mão das meias-finais. A final da Liga dos Campeões a duas mãos, está marcada para os dias 2 e 9 de Novembro.

Tempo

Multimédia