Desporto

Confederação realiza sorteio do Campeonato

António Cristóvão |

O sorteio da fase final da 5.ª edição do Campeonato Africano das Nações de Futebol (CHAN), a ter lugar de 12 de Janeiro a 4 de Fevereiro, em Marrocos, realiza-se hoje às 20h30, na cidade de Rabat, com a participação dos representantes das 16 selecções nacionais apuradas. 

Elenco de Artur Almeida e Silva procura substituto para o hispano-brasileiro Beto Bianchi
Fotografia: M. Machangongo | Edições Novembro

Na competição reservada a jogadores dos campeonatos do continente, os Palancas Negras estão no pote 1, ao lado dos Leões do Atlas de Marrocos, Elefantes da Costa do Marfim e Cavalheiros do Mediterrâneo da Líbia. 
No pote 2 estão Leões Indomáveis, Syli Nacional da Guiné, Super Águias da Nigéria e Chipolopolo da Zâmbia, no 3 os Diabos Vermelhos do Congo, os Esquilos do Uganda, as Vespas do Ruanda e os Falcões do Deserto do Sudão.
Os Cavalos do Burkina Faso estão no pote 4, com o Trovão da Guiné Equatorial, Les Mourabitones da Mauritânia e Bravos Guerreiros da Namíbia.
Os potes foram decididos com base no ranking, tendo em consideração os desempenhos das equipas nacionais nas últimas edições da competição.
Na primeira fase, a prova vai ser disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, em quatro grupos com igual número de selecções nacionais, apurando-se o segundo turno os dois primeiros classificados.
O Grupo A do CHAN vai estar sedeado na cidade de Casablanca, enquanto Marraquexe e Tânger estão reservadas para as séries B e C. A cidade de Agadir, na zona Sul, acolhe o Grupo D.

Desistência

Inicialmente a competição seria disputada no Quénia, mas foi  retirada pela Confederação, por causa dos atrasos nos preparativos.
Os Palancas Negras participam pela terceira vez na prova, depois de terem participado em 2011, no Sudão, onde foi vice-campeão africano, ao perderem na final diante das Águias de Cartago da Tunísia, por 0-3, no estádio do Al Merreickh, na cidade Omdurman.
Na edição de 2016, no Ruanda, Angola ocupou a terceira posição do Grupo B, com três pontos.

Tempo

Multimédia