Desporto

Deschamps procura repetir feito de há duas décadas

O técnico Didier Deschamps  já conquistou o Campeonato do Mundo como jogador pela França, em 1998, e busca repetir o feito como técnico. Deschamps de 49 anos nascido em Bayonne, foi uma peça activa no único título mundial francês até hoje.


Em 1998, quando tinha 29 anos, foi o capitão da geração liderada por Zidane na prova disputada em casa. Vinte anos depois, é o treinador em uma nova aparição. O médio  começou a carreira de jogador no Nantes.
Ainda em França, passou por Olympique de Marselha e Bordeaux. Depois, rodou a Europa jogando pela Juventus, Chelsea e Valência. Junto de Tite, com 14,5 milhões de euros por ano, tem o segundo maior salário de um treinador no Mundial, ficando atrás apenas do alemão Joachim Low.
Deschamps terminou a carreira como jogador em 2001 e, a seguir, começou a de técnico. Passou por Monaco, Juventus e Olympique de Marselha até ser convidado para treinar a França em 2012.
Os trabalhos na selecção resultaram em uma eliminação nos quartos-de-final em 2014 e foi finalista vencido no Euro 2016, perdendo para Portugal. No Mundial deste ano, a França passou em primeiro no grupo.
Nos oitavos, afastou a Argentina (4-3), nos quartos,  despachou (2- 0), o Uruguai. Na meia-final, com golo de Umtiti, os gauleses derrotaram (1-0) a Bélgica.

Tempo

Multimédia